Saiba o conceito de branquitude, termo usado por Lumena no BBB21

Na presença da psicóloga eliminada do BBB, Ana Maria Braga convidou uma especialista para tratar o tema no Mais Você desta quarta (3/3)

atualizado 03/03/2021 11:54

Reprodução/Twitter

Durante o programa da manhã desta quarta-feira (3/3), Ana Maria Braga recebeu Lumena Aleluia, eliminada do Big Brother Brasil 21 na noite passada. Um dos momentos mais polêmicos da psicóloga no jogo foi quando ela criticou Carla Diaz e usou os termos: “Toda cagada na branquitude”.

Para esclarecer o conceito levantado por Lumena dentro da casa, a apresentadora convidou uma especialista.

“Branquitude é o branco no centro das referências. É o branco como o positivo, o belo e aquele que detém as maiores oportunidades no Brasil”, definiu Luana Genot, escritora e diretora executiva Instituto Identidades do Brasil.

“É importante que a gente tenha consciência que a cor da pele ainda importa no Brasil e o branco ainda tem a oportunidade e o poder. A gente precisa falar de branquitude, de pessoas brancas falando sobre isso até para poder desconstruir e construir uma sociedade igual para todo mundo”, concluiu a especialista que, inclusive, conhece Lumena.

0
Lumena avalia relação com Carla Diaz

Ao retomar a palavra, Lumena agradeceu o espaço para falar sobre o assunto e explicou os motivos que a levaram a não ter uma boa relação com Carla Diaz dentro do BBB21.

“O BBB é um microlaboratório social. As pessoas vão com tudo que as histórias de vida têm. Obrigada por esse espaço para poder contribuir com meu sentimento. Tem a ver sim com a minha jornada com a Carla, algo que não consegui lidar muito bem lá dentro”, reconheceu.

“Sou uma menina negra que cresceu com pouquíssimas referências de mulheres que se parecem comigo em um universo que eu amo, que é o entretenimento. Só que ao consumir esse entretenimento brasileiro, eu não me via. Hoje eu entendo que isso faz parte de debates sociais”, continuou.

Lumena no Mais Voce
Lumena Aleluia deixou o BBB na última terça (2/3)

“Não julgo ela [Carla] como uma mulher que reproduz racismo, não é sobre isso. É sobre como é ser forjada na sociedade. Esses entendimentos, quanto mais profundos produzem interlocuções sinceras, como consegui fazer com a Viih, com a Juliette, Sarah e infelizmente, com a Carla, eu não consegui ter o mesmo sentimento de sinceridade”, avaliou Lumena.

Repercussão nas redes

No Twitter, os internautas avaliaram a proposta do programa da TV Globo em explicar o conceito de branquitude.

Alguns defenderam a iniciativa e consideraram importante a sociedade ter maior entendimento sobre o tema. Em contrapartida, outros disseram que o Mais Você estaria “passando pano” para Lumena, já que não exibiram o trecho polêmico onde ela diz que Carla “é toda cagada na branquitude”.

Confira algumas opiniões populares sobre o assunto na rede social:

Últimas notícias