metropoles.com

BBB20. Djamila Ribeiro defende Thelma: “Militantes de Taubaté”

A médica tem sido atacada nas redes sociais desde que optou por votar em Babu Santana na ´´ultima formação de Paredão do reality show

atualizado

Compartilhar notícia

TV Globo/Divulgação
1 de 1 TV Globo/Divulgação - Foto: null

A escritora e militante pela igualdade racial Djamila Ribeiro fez uma publicação nas redes sociais em defesa de Thelma Assis do Big Brother Brasil 20. A participante do reality show vem sofrendo ataques desde que votou em Babu Santana, na última formação do Paredão.

“Já podemos criar a categoria ‘militantes de Taubaté’? Porque bater em mulher preta, falar que ela negou o ‘aquilombamento’ num reality show é demais pra mim”, iniciou Djamila.

A filósofa criticou quem usa a causa anti-racista para analisar o programa global. “Entre raça e gênero, eu escolho raça!, alguns dizem. Nossa, militou todo. Minhas deusas, é um reality show e não uma prova sobre questões raciais! (Que inclusive, vocês seriam reprovados). Parem de cobrar que as pessoas negras sejam militantes. Ou vocês nasceram sabendo tudo, os ISO 9001 da militância? Cadê a generosidade em acolher? Pessoas negras são sujeitos, negar nossa multiplicidade é legitimar a visão colonial. Como diz Grada Kilomba, descolonizem as mulheres negras”, completou.

“Nada mais colonial do que achincalhar mulher preta. É um jogo, um jogo!!!! E vocês são as marionetes perfeitas, os feitores recebendo ordens do sinhô”, concluiu Djamila Ribeiro.

veja a postagem completa:

View this post on Instagram

Já podemos criar a categoria "militantes de Taubaté"? Porque bater em mulher preta, falar que ela negou o "aquilombamento" num reality show é demais pra mim. E olha que eu já vi de tudo. Aquilombamento no BBB, um programa branco, dentro de uma estrutura da mídia hegemônica? Zumbi dos Palmares não merecia isso. Agora, cadê esse povo pra responsabilizar o programa pela falta de participantes negros? Pra responsabilizar o programa por permitir falas racistas lá? E ainda, por não se posicionar perante os ataques horrendos que Thelma está sofrendo? Isso, os militantes de Taubaté não fazem e juram que são antirracistas ao açoitar a mulher negra enquanto NÃO COBRAM a estrutura e ainda ficam gerando PUBLICIDADE GRATUITA. Pior, sendo influenciados por quem REALMENTE está ganhando pra isso. Ou seja, os militantes de Taubaté ajudam a enriquecer o programa açoitando uma mulher preta. Olha, que revolucionário! Aliás, não responsabilizam o programa por ter colocado um cara acusado de estupro lá. Aliás, cuja a ganhadora do ano passado é uma racista. Nossa, realmente, a "revolução quilombola" virá daí. Aqualtune não merecia isso. "Entre raça e gênero, eu escolho raça!", alguns dizem. Nossa, militou todo. Minhas deusas, é um reality show e não uma prova sobre questões raciais! (Que inclusive, vocês seriam reprovados). Parem de cobrar que as pessoas negras sejam militantes. Ou vocês nasceram sabendo tudo, os ISO 9001 da militância? Cadê a generosidade em acolher? Pessoas negras são sujeitos, negar nossa multiplicidade é legitimar a visão colonial. Como diz Grada Kilomba, descolonizem as mulheres negras. Daí a gente manda ler e nos chamam de arrogantes. Ora, se tem dados pra ficar destilando ódio e servindo à estrutura racista, poderia ler textos na internet. Cada "análise" que li sobre feminismo negro de fazer Lélia Gonzalez se remexer no túmulo. Vão estudar! Nada mais colonial do que achincalhar mulher preta. É um jogo, um jogo!!!! E vocês são as marionetes perfeitas, os feitores recebendo ordens do sinhô. Pronto, falei. Voltemos à nossa programação normal de falar do que realmente importa! Tenho livro de pessoas negras pra publicar.??‍♂️??‍♂️??‍♂️ #vergonhaalheia

A post shared by Djamila Ribeiro (@djamilaribeiro1) on

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?