Allan Gregório: fotógrafo criador do filtro “Bozo” bomba entre celebridades

O brasileiro desenvolveu a aplicação para o Instagram e caiu no gosto dos influenciadores e famosos

Fotógrafo Allan GregórioDivulgação

atualizado 07/05/2020 18:36

O fotógrafo brasileiro Allan Gregorio está desbravando um dos novos mercados do mundo digital: a criação de filtros para os Stories do Instagram. As peças criadas pelo artista caíram no gosto de celebridades e influenciadores, como Pabllo Vittar, Nando Reis, Thales Sabino, MariMoon e Penelopy Jean.

Os filtros desenvolvidos por Allan Gregorio já superam as marcas de 100 milhões de impressões e mais de 5 milhões de capturas. Uma das mais populares criações do fotógrafo é uma brincadeira crítica ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que mostra a figura do político em dançando em realidade aumentada.

“O filtro Bozo é o mais usado. Graças à internet temos algum tipo de liberdade de expressão. Penso que um líder precisa governar para todos, e isso inclui as minorias também: LGBTQIA+, negros, deficientes, povos nativos, imigrantes, baixa renda etc”, explica Allan em entrevista ao Metrópoles. O sucesso da aplicação, no entanto, vem acompanhada de críticas, sobretudo em um momento tão polarizado. “Recebo bastante mensagens de ódios de pessoas pró-Bolsonaro, mas as pessoas que usam o filtro e se expressam como elas pensam, são muito maiores e mais diversificadas”, completa.

0

A criação de filtros começou em agosto de 2019, quando o Facebook abriu a plataforma para o público. Allan botou um desenho e viu ele rapidamente se popularizar entre seus amigos. A criação, então, viralizou, chegando a 200 mil impressões em menos de duas semanas. Aí, o jovem brasileiros, que atualmente mora na Holanda, viu uma boa oportunidade.

“A realidade virtual irá fazer parte mais das nossas vidas. Definitivamente, isso tem apenas uma linha de crescimento, seja filtros ou qualquer coisa relacionado a essa tecnologia. Ao mesmo tempo que parece um pouco assustador, acredito que cria oportunidades em diversas áreas em várias profissões. Dentro do universo em produção de filtros, por exemplo, muitas profissões já existentes também podem se adaptar a isso”, avalia Allan.

Celebridades e influenciadores

Além da brincadeira política, Allan também investiu em filtros estéticos, com rostos de borboleta, tigres e personagens de anime. As criações bombaram e foram parar no rosto de famosos e influenciadores brasileiros.

“Acredito que as celebridades seguem muito a popularidade, se tiver muitas pessoas usando algo, elas também farão. O contrario também acontece. Os filtros ajudam a criar uma conexão com a audiência delas, se expressar e contar historias”, explica Allan.

O sucesso no mundo virtual abriu portas para o fotógrafo. “Eu recentemente tive chance de trabalhar em um projeto fotográfico com uma outra artista, e isso devido aos filtros”, relata o profissional.

Últimas notícias