Um adolescente levou spray de pimenta no rosto e acabou algemado depois de policiais militares apartarem uma briga, por volta das 18h da última segunda-feira (30/5), no Centro Educacional 01 da Estrutural (CED 01). As imagens foram divulgadas nas redes sociais.
Após confusões, GDF substitui policiais militares que atuam no CED 01
A unidade de ensino tem gestão compartilhada. Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que recorreu ao spray de pimenta após a ordem verbal para os adolescentes cessarem a briga não ter efeito. De acordo com alunos da unidade, foi a primeira vez que esse tipo de conduta foi utilizada para separar uma briga. Também que alguns estudantes passaram mal por conta do odor do spray de pimenta.

Dois alunos brigaram, por volta das 18h dessa segunda (30/5), no CED 01 da EstruturalReprodução/Material cedido ao Metrópoles

A escola é uma unidade cívico-militarReprodução/Material cedido ao Metrópoles

Segundo a Secretaria de Educação, a intervenção dos militares foi necessária para apartar a brigaReprodução/Material cedido ao Metrópoles

Alunos levaram spray de pimenta no rostoReprodução/Material cedido ao Metrópoles
Segundo as imagens, é possível ver um adolescente sem uniforme e outro com mochila partindo para cima do outro. Momentos depois, os militares chegam para apartar a briga e utilizam spray de pimenta para dispersar a multidão e conter os agressores. Em seguida, um dos PMs se ajoelha sobre o aluno e o algema.
Veja momento das agressões:
➡️ PM usa spray de pimenta para apartar briga em escola do DF.
Em vídeo divulgado nas redes sociais nessa segunda (30/5), é possível ver um militar utilizando spray de pimenta e algemando adolescente.
Leia: https://t.co/Zj1rb0Cuja pic.twitter.com/eSvJiNgss4
— Metrópoles (@Metropoles) May 31, 2022
A Secretaria de Educação do DF informou, em nota, que a intervenção da PMDF foi necessária e que a equipe gestora da unidade entrou em contato com os responsáveis pelos estudantes envolvidos.
Ainda em nota, a PMDF informou que havia pessoas estranhas à escola no local e que alguns estudantes denunciaram o porte de facas dentro do colégio. Além disso, justificou que o spray de pimenta foi utilizado como medida proporcional, moderada e seletiva a fim de cessar as recíprocas agressões.
Após a chegada dos responsáveis pelos alunos envolvidos, todos foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A PMDF destacou que já apreendeu oito facas no CED 01 da Estrutural.
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF (CLDF) atuará no caso. “Vamos pedir explicações sobre a violência policial contra estudantes e providências da Secretaria de Educação nessa escola, que acumula casos de racismo, censura e agressão a estudantes”, ressaltou o deputado distrital Fábio Felix (PSol), presidente da comissão.
No Distrito Federal há 12 centros de ensino público com gestão compartilhada.
Casos passados
Neste mês, o CED 01 da Estrutural registrou outros casos de violência envolvendo militares. Um PM chegou a ameaçar um aluno durante manifestação organizada pelos alunos da instituição. Nas imagens, o policial é flagrado mandando o garoto colocar as mãos para trás e questiona se o adolescente é corajoso. “Na frente dos outros, você não é machão?”, pergunta o PM.
O diálogo entre os dois continua sob ameaças. Segundo o estudante, o policial o estaria desrespeitando desde o momento em que chegou. Como resposta, o PM grita para o jovem “abaixar a bola”. Na sequência, o aluno indaga se o militar vai bater nele. “Se precisar, você quer ver? Eu te arrebento”, responde o oficial. Ele acabou afastado da unidade.
A escola é palco de confusão desde que a ex-vice-diretora chamou um policial militar de “cagão”. Com a polêmica, a mulher foi exonerada, o que motivou protesto por parte dos alunos.
Veja o vídeo da ameaça:
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.