metropoles.com

Vídeo. Passageiros flagram ônibus com volante pela metade: “Absurdo”

Ônibus, da empresa Taguatur, saiu de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, e seguia com destino a Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de um motor de ônibus pela metade - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de um motor de ônibus pela metade - Metrópoles - Foto: Reprodução

Passageiros que embarcaram em um ônibus, da empresa Taguatur, ficaram assustados com as condições do veículo, que tinha apenas a metade do volante. O caso foi flagrado nessa segunda-feira (11/3). O coletivo saiu de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, com destino a Brasília.

Nas imagens, feitas por uma testemunha, passageiros aparecem indignados com o episódio e reclamam da situação. “Absurdo esses ônibus de Santo Antônio. Já saem assim [da garagem], com o volante pela metade”, disse uma mulher.

“Aí quando chega na metade do caminho, o motorista para o ônibus, lotado de gente para ir trabalhar, falando que o volante [do veículo] está quebrado, sendo que o motorista já saiu da garagem com o ônibus nessa situação”, pontuou.

Assista:

“Pensam que a gente não trabalha. Que a gente não bate ponto, entendeu? Pensa que a gente sai de casa é para passear. […] É uma falta de respeito”, desabafou.

O caso foi flagrado 18 dias após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciar os novos valores das passagens das linhas de ônibus que circulam no Entorno.  O reajuste médio, de 8,56%, começou a valer à 0h de 25 de fevereiro.

Segundo consta na tabela apresentada pela agência reguladora, os custos das tarifas atualizadas vão variar de R$ 4,45 a R$ 22,25.

Procurada, a Taguatur informou que “o veículo citado foi vistoriado no início da jornada de trabalho e seguiu rota”. “Efetuou duas viagens, de Santo Antônio ao Plano Piloto, e [depois] retornou para Santo Antônio. Estava na terceira viagem do dia quando apresentou uma quebra. O motorista prontamente solicitou uma substituição do veículo, que foi imediatamente atendida. Os passageiros foram embarcados em outro veículo e seguiram viagem, sem prejuízo aos passageiros”, declarou a empresa, em nota.

Dois aumentos em 2023

No ano passado, a ANTT reajustou duas vezes a passagem em duas ocasiões: em março (12%) e em agosto (15%).

O transporte semiurbano entre o Distrito Federal e o Entorno não é subsidiado pelo governo e os recursos para manutenção do serviço vêm integralmente das tarifas pagas pelos usuários, diz a ANTT. Esses recursos são destinados a cobrir os gastos operacionais, incluindo manutenção, aquisição de veículos e folha de pagamento, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?