Vídeo mostra jiboia rastejando em pista do Parque de Águas de Claras

A presença do réptil tem assustado frequentadores do parque, que chegaram a acionar a PMDF e o Ibram

atualizado 05/07/2022 18:40

Imagem cedida ao Metrópoles

Frequentadores do Parque Ecológico de Águas Claras se assustaram nos últimos dias com uma presença um tanto assustadora. Muitos fizeram registros fotográficos e em vídeo de uma jiboia no local. As imagens mostram a cobra rastejando pelo gramado e também pela pista de asfalto.

O morador Allan Garcia, que esteve no parque na última segunda-feira (4/7), viu o réptil perto de onde as pessoas caminham. “Vi a cobra enquanto eu passava por aquela ponte do lago dos Patos, onde tem tipo um trevo que desce a pista de asfalto. Ela estava a um metro da pista, onde passam os pedestres”, afirma.

Veja fotos da jiboia:

0

Allan relata ter ligado para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a fim de avisar as autoridades sobre a presença do animal: “Liguei para a PM, eles disseram que iam acionar a Polícia Ambiental para colocar o animal num lugar mais afastado, mas não apareceram”.

Confira vídeos da cobra frequentando os espaços do parque:

Outra moradora, que não se identificou, já encontrou a cobra mais de uma vez no parque. Ela enviou imagens do animal para um perfil do Instagram dedicado a assuntos da região administrativa. “Eu vi a cobra de novo hoje no parque, bem pertinho da pista”, disse.

Nessa mesma página, uma postagem enfatiza que ela faz parte da fauna do parque. “Lembrando que elas estão em seu habitat natural, assim como as capivaras, e, do mesmo modo, não devemos nos aproximar”, diz a legenda.

Já uma outra frequentadora encaminhou as imagens da cobra, que circulam pelo WhatsApp, como um alerta: “Comunicando que estou aqui no parque de Águas Claras e acabei de avistar uma jiboia grande próximo à área onde os nossos pets costumam brincar”.

Procurado, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) enviou a seguinte nota:

“O Instituto Brasília Ambiental informa, por meio de sua Superintendência de Unidades de Conservação (Sucon), que o parque ecológico Águas Claras é uma Unidade de Conservação e que, portanto, é o habitat natural da fauna do Cerrado, como, por exemplo, da cobra jiboia.

O órgão ambiental ressalta a o encontrar a cobra jiboia, ou a qualquer outro representante da fauna local, o frequentador do parque não deve molestá-la, incomodá-la ou fazer qualquer tumulto ao seu redor para não estressá-la. Deve apenas admirar de longe, se desviar, caso seja necessário, e seguir sua atividade, ajudando assim a preservar a biodiversidade do bioma Cerrado”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Mais lidas
Últimas notícias