metropoles.com

Vídeo mostra ala para pacientes com Covid-19 superlotada no HRC

Em gravação, profissional da saúde denuncia estado de calamidade no Hospital Regional da Ceilândia

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Faixada de hospital
1 de 1 Faixada de hospital - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com a alta no número de casos de infecção pela Covid-19 no Distrito Federal, os hospitais públicos da capital do país seguem superlotados. Imagens feitas por profissionais de saúde do Hospital Regional da Ceilândia (HRC) denunciam a situação de calamidade no local.

Na gravação, um servidor anda pela ala de Covid-19 da unidade de saúde, mostrando a gravidade dos pacientes. “O negócio está crítico por aqui. Loucura, loucura, loucura! Olha a situação dos corredores”, denuncia.

“Olha a gravidade dos pacientes. Está tudo um caos aqui. Onde é que vamos parar?”, questiona.

Assista: 

 

O que diz a Saúde?

Acionada pela reportagem, a Secretaria de Saúde encaminhou nota com esclarecimentos da direção do HRC. Segundo o texto, “O Hospital Regional da Ceilândia está funcionando além da capacidade, com 100% leitos ocupados e utilizando os espaços possíveis para assegurar atendimento a todos os pacientes que procuram a unidade”. A pasta ressaltou que o HRC está localizado na região que concentra maior número de casos de Covid-19 no Distrito Federal.

A Secretaria relata que na última sexta-feira (5/3), em 48 horas foram abertos 88 leitos de enfermaria, sendo 40 leitos no Hospital da Ceilândia (antigo hospital de campanha), dez  no Hospital da Região Leste e 38 no Hospital Regional da Asa Norte. Além desses, em uma semana foram abertos 110 leitos de UTI e de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) para pacientes com Covid-19.

Ocupação dos leitos no DF

A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) voltados para pacientes com Covid-19 continua alta. Na manhã desta quarta-feira (10/3), a Sala de Situação mostra que esse índice é de 95,8% no Distrito Federal.

No momento, há, na rede pública, 274 leitos para Covid-19 ocupados e 12 vagos. Destes, oito são pediátricos e neonatais e quatro adultos. Outros 10 estão bloqueados ou aguardando liberação.

taxa de ocupação de leito adulto está em 98,51%. As informações foram atualizadas às 6h10 desta quarta.

A rede privada de saúde está com taxa de ocupação de 86,19% na manhã desta quarta. São 232 leitos de UTI Covid ocupados, 38 disponíveis (todos adultos) e um bloqueado. Há 120 pessoas na fila de UTIs no DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?