Vídeo: discussão entre vendedor e seguranças do Metrô-DF termina em pancadaria
O rapaz de 20 anos foi encaminhado ao Hospital Regional de Ceilândia e ao Instituto Médico Legal para avaliação
atualizado
Compartilhar notícia

Vídeo que circula nas redes sociais mostra uma confusão entre vendedores de bala e seguranças da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O caso, que aconteceu no fim da tarde dessa segunda-feira (7/12), é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Metrô-DF vai abrir sindicância para apurar o caso.
Segundo a 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro), seguranças do metrô conduziram um homem de 20 anos detido por danos ao bem público. Segundo os guardas, o jovem teria atirado pedras contra o carro deles. Ainda de acordo com os funcionários, ele teria agido com dois comparsas, uma mulher de 18 anos e um adolescente de 17.
O rapaz apresentava escoriações e lesões e, por isso, foi encaminhado ao Hospital Regional de Ceilândia (HCR) para atendimento e, posteriormente, ao Instituto Médico Legal (IML). No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que o vendedor é detido.
Na gravação, o carro do metrô para em frente a um estabelecimento, enquanto os seguranças entram no local e uma mulher se aproxima gritando “Ele estava só vendendo balinha”. Depois de 40 segundos de gritaria dentro da loja, os seguranças trazem o homem, que empurra um deles. A partir daí, começam as agressões. É possível ver um dos guardas dando vários golpes, mas não é possível ver a vítima.
Assista:
O Metrô-DF afirma que é comum a abordagem a ambulantes para coibir o comércio ilegal nos trens e estações e que nos casos em que acontece agressão e vandalismo os envolvidos são levados a delegacia. Diz ainda desconhecer qualquer excesso e que investiga episódios dessa natureza mediante laudos. Veja a resposta na íntegra:
“A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que a abordagem a ambulantes para coibir comércio proibido ocorre com frequência nos trens e nas estações. Nos casos em que ocorre agressão aos seguranças, vandalismo e danos ao patrimônio, como nesta ocorrência, as pessoas abordadas são contidas e conduzidas à delegacia, de acordo com as determinações do nosso RTTS, o Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança do Metropolitano do Distrito Federal, criado pelo o Decreto nº 26.516.
O Metrô-DF registrou ocorrência no caso em questão e os ambulantes foram autuados pelo crime de dano ao patrimônio e lesão corporal. Nesse caso específico, a ocorrência foi registrada na 15a Delegacia de Polícia, em Ceilândia Centro.
A Companhia desconhece qualquer excesso e informa que investiga qualquer episódio dessa natureza mediante comprovação por meio de laudo comprobatório emitido pelas autoridades competentes. O Metrô-DF preza pelo respeito aos protocolos de abordagem e às leis e normas vigentes para segurança e bem-estar dos usuários, bem como de seus empregados. O Metrô-DF informa, ainda, que instaurou uma sindicância para apurar os fatos.“