metropoles.com

Vídeo: chuva intensa faz CEB abrir as comportas da Barragem do Paranoá

Empresa notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros a fim de acompanhar procedimento previsto para as 12h. Lago passou da cota de 1.000m

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Barragem do Paranoá
1 de 1 Barragem do Paranoá - Foto: Reprodução

Com as fortes chuvas que caem em todo o Distrito Federal e arredores, o reservatório do Lago Paranoá alcançou, na madrugada desta segunda-feira (15/2), a cota de 1.000,60 metros. Para controlar o volume de água represado, a Companhia Energética de Brasília (CEB) abrirá as comportas da Barragem do Paranoá, a partir das 12h de hoje.

A empresa notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para acompanhar a execução do procedimento. O alerta tem a finalidade de avisar a população ribeirinha para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio São Bartolomeu. O CBMDF fará sobrevoo de helicóptero com a presença de técnico da CEB.

“Os três primeiros meses de do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da CEB Geração sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem do Paranoá”, explicou o diretor-geral da CEB Geração, Eduardo Roriz. “Essa ação é necessária para que os níveis do reservatório permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, completou.

A CEB pede para que a população evite circular às margens do Rio São Bartolomeu, o que inclui a prática de pesca e banho no local, para a segurança de todos.

Reservatórios no DF

Neste domingo (14/2) o reservatório Santa Maria começou a verter. Com mais tempestades previstas para as próximas semanas, a tendência é de que a água passe a transbordar completamente nos próximos dias.

0

O Sistema Santa Maria é responsável por 27% do abastecimento do DF e tem vazão de 1.470 litros por segundo de água. O volume útil é de 45,5 milhões de metros cúbicos. A água excedente do Reservatório Santa Maria segue para o Córrego Três Barras. De lá, junta-se com o Ribeirão Tortinho, formando o Ribeirão do Torto, onde há captação da empresa.

No domingo, o reservatório do Descoberto apresentou 97% do volume útil cheio.

Compartilhar notícia