Vídeo: anta é encontrada morta no Parque Nacional com cabo no pescoço
De acordo com o ICMBio, a morte do animal é resultado de uma tentativa de caça ilegal na região. Anta está ameaçada de extinção
atualizado

Após denúncias, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizaram uma anta morta, com cabo de aço enrolado no pescoço. O caso aconteceu no Parque Nacional de Brasília na última sexta-feira (20/5).
Veja fotos e vídeo do animal:

De acordo com bióloga, animal estava saudável Divulgação ICMBio

Anta está na lista de animais em extinção, com categoria de vulnerável Divulgação ICMBio

Animal foi encontrado com cabo de aço no pescoço Divulgação ICMBio

Animal morreu enforcado Divulgação ICMBio
De acordo com a analista ambiental do ICMBio Cláudia Rocha, a morte é resultado de uma tentativa de caça ilegal na região. O animal era um macho adulto e estava saudável, conforme constatou o exame de necropsia.
“A anta morreu enforcada. Estava amarrada na árvore e, provavelmente, o pessoal que mora aqui deve ter feito essa armadilha para pegar o animal. Isso coloca em risco a população de antas do Parque Nacional”, comenta Cláudia.
A anta aparece na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção com categoria de vulnerável, segundo estudo do ICMBio. A caça é ilegal, e o ato configura crime ambiental. O instituto investiga o caso e procura o responsável pela armadilha.
Conforme preceitua a legislação, matar animal silvestre por caça ilegal é crime e prevê pena de prisão de um ano, além de multa. O bicho foi encontrado amarrado em uma árvore em área de proteção perto da Cidade Estrutural, onde as casas avançam além do limite estabelecido.
“Verificamos que a alimentação da anta estava normal e saudável, mas encontramos milho ainda no estômago, o que significa que os caçadores usaram-no para capturar o animal”, detalha a analista ambiental.
Denúncias podem ser feitas neste link.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.