metropoles.com

Ventos e chuva atrapalham pousos e decolagens no Aeroporto de Brasília

Voo que vinha de Florianópolis precisou arremeter, diz passageiro. Terminal operou por instrumentos devido ao mau tempo nesta quinta (22/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
chuva aguas claras
1 de 1 chuva aguas claras - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O mau tempo prejudicou o funcionamento do Aeroporto Internacional de Brasília nesta quinta-feira (22/3). A chuva e os fortes ventos obrigaram a operação por instrumentos, atrasando e desviando voos que partiam e chegavam à capital. O problema foi registrado entre 11h e 12h30, mas normalizado – segundo a Inframerica, operadora do terminal – por volta das 13h.

O advogado André Sant’Anna, 34 anos, vinha de Florianópolis para Brasília e disse que o avião no qual estava – voo 3431 da Latam – arremeteu. A viagem precisou ser desviada para Confins, em Minas Gerais.

“Quando estávamos chegando, perto da Ponte JK, o avião virou de lado e muitas pessoas se assustaram. O piloto relatou que foi mau tempo e surgiram muitas ‘tesouras de vento’ [alterações na corrente]. Ele disse que, se tentasse pousar, seria uma medida acima das normas de segurança”, contou ao Metrópoles.

Segundo o advogado relatou, durante alguns minutos, o comandante da aeronave procurou fazer a descida em Brasília e explicou aos passageiros que os ventos ultrapassavam os 70 nós, acima de 130km/h. “Estava tudo tranquilo, conseguíamos ver as casas no Lago Sul próximas ao aeroporto. De repente, o tempo mudou”.

No site da Inframerica, alguns voos apresentaram o status de “atraso meteorológico”, e outros exibiam “previsto”. Nas partidas, também houve atrasos. Em nota, a operadora disse que, “por conta da forte chuva, o Aeroporto de Brasília registrou dois cancelamentos e 11 atrasos. Oito voos alternaram para outros terminais aéreos”. Destes, sete já retornaram e pousaram na capital.

À reportagem, a Latam Airlines Brasil informa que, devido às condições meteorológicas adversas, 16 voos da companhia foram impactados: 10 cancelados e 6 alternados para os terminais de Belo Horizonte/Confins, Uberlândia e Goiânia. Após reabastecimento, as aeronaves seguiram para o destino final.

A companhia reitera que “a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas [da empresa] decisões visam garantir uma operação segura”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?