metropoles.com

Veja quais são os órgãos do GDF campeões de reclamações e elogios

Segundo a Ouvidoria, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, a população registrou 149.962 queixas e 14.090 aplausos

atualizado

Compartilhar notícia

Moisés Amaral/Metrópoles
abre16
1 de 1 abre16 - Foto: Moisés Amaral/Metrópoles

A população registrou 149.962 reclamações na Ouvidoria Geral do Governo do Distrito Federal (GDF) entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de janeiro de 2020. No mesmo período, foram feitos 14.090 elogios. Pelas contas do órgão, na comparação com o mesmo período de 2018, o número de queixas aumentou 14%, enquanto o total de aplausos cresceu 78%. Mas quem são os campeões de reprovação e das congratulações da população?

O ranking dos órgãos com maior quantidade de queixas é formado pela Secretaria de Saúde, DF Legal, Secretaria de Transporte e Mobilidade, o extinto Transporte Urbano (DFTrans), o Departamento de Trânsito (Detran), Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram) e Secretaria de Economia.

Segundo a Ouvidoria, após a extinção, as reclamações do DFTrans foram transferidas para a Secretaria de Transporte. Dessa forma, se as queixas forem somadas, a pasta passa a ocupar o segundo lugar na lista dos mais criticados no primeiro ano do governo de Ibaneis Rocha (MDB).

Por outro lado, o ranking dos 10 mais elogiados é composto pela Secretaria de Saúde, Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Secretaria de Educação, Fundação Hemocentro de Brasília, o antigo DFTrans, Detran,  Secretaria de Transporte e Mobilidade, Secretaria de Economia, Polícia Militar do DF (PMDF) e Secretaria de Justiça e Cidadania.

Veja os rankings no detalhe:

0

 

Na leitura da Ouvidoria, o número de manifestações populares aumentou 19% na comparação com o mesmo período de 2018. “É possível perceber que a população tem utilizado mais os canais de Ouvidoria para se comunicar com o GDF e efetivar sua participação social, principalmente quando é para fazer elogios aos serviços prestados e aos servidores”, informou o órgão, em nota enviada ao Metrópoles.

De acordo com a Ouvidoria, o governo não está preocupado apenas em mapear reclamações e elogios. O Executivo local quer aumentar a resolutividade das questões levantadas pela população. O percentual de resolutividade dessas demandas pelos órgãos é de 42%. “Em 2016, quando foi implementada a avaliação cidadã das demandas de ouvidoria, esse percentual era de 29%”, argumentou o órgão.

A Ouvidoria é gerida pela Controladoria-Geral do DF (CGDF). Atualmente, o órgão trabalha com base no Decreto nº 39.723, publicado em 2019. Além disso tem como objetivo o fortalecimento do Programa de Desempenho do Sistema de Ouvidorias do GDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?