Veja o que abre e o que fecha no feriado do aniversário de Brasília

Os shoppings vão funcionar das 13h às 21h. Zoológico, Eixão do Lazer e parques são opções de distração nesta quarta-feira (21/4)

atualizado 21/04/2021 7:17

Pandemia - reabertura dos shopping no Distrito FederalRafaela Felicciano/Metrópoles

Os moradores do Distrito Federal comemoram feriado em dose dupla nesta quarta-feira (21/4). Isso porque o dia 21 de abril representa tanto a data para celebração do Aniversário de Brasília, cidade que completa 61 anos em 2021, quanto o Dia de Tiradentes, em âmbito nacional.

O Metrópoles preparou um roteiro do que abre e do que fecha durante a data na capital do país. Confira abaixo:

Comércio

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), as lojas de rua e os shoppings irão abrir as portas.

“A maioria vai funcionar. Não é um feriado que obrigue o comércio a fechar. Precisamos estar abertos sempre que possível. Os shoppings vão funcionar das 13h às 21h. Já o comércio de rua está autorizado, mas depende de cada lojista”, informou o presidente da Fecomércio, José Aparecido.

Bancos

Segundo o Sindicato do Bancos de Brasília, as agências não abrirão as portas.

Saúde

Alguns serviços da Secretaria de Saúde não irão funcionar. São eles: as unidades básicas de saúde (UBS), ambulatórios, farmácias de alto custo e os centros de atenção psicossocial (CAPS). Os serviços citados voltam normalmente na quinta-feira (22/4).

Em contrapartida, a vacinação contra a Covid-19 está mantida. Todas as emergências dos hospitais regionais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também segue de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

Já a Fundação Hemocentro de Brasília informa que não haverá atendimento. O serviço será retomado na quinta-feira (22/4), das 7h às 18h – o agendamento permanece obrigatório, devido à pandemia, e pode ser feito pela internet ou por telefone.

Transporte

O transporte público coletivo irá circular conforme a tabela de domingo. Os horários previstos para domingo também são utilizados nos feriados nacionais, uma vez que a demanda por transporte coletivo é bem reduzida nessas datas.

Entretanto, será mantido o reforço de viagens nas linhas de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras em direção ao Plano Piloto, na área de influência do metrô. O reforço de viagens nessas linhas será mantido enquanto durar o movimento grevista dos metroviários.

O Metrô-DF funcionará conforme determina a liminar concedida pelo TRT. “Aos domingos e feriados, circularão 40% (quarenta por cento) dos trens que, normalmente, operam em tais dias”, diz o texto da liminar.

Nos feriados, o Metrô circula com oito trens normalmente. Em caso de greve, os metroviários precisam garantir o mínimo de 3 trens em funcionamento.

Segurança e fiscalização

O feriado não altera o serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e das polícias Militar e Civil, que operam em regime de escala e ininterruptamente. As atividades administrativas, no entanto, podem sofrer alterações.

No Detran-DF, o atendimento ao público e a área administrativa não irão funcionar, mas as equipes de fiscalização e de engenharia de trânsito trabalharão mediante escala.

Em relação ao Departamento de Estrada e Rodagem (DER), não haverá expediente para atendimento ao público no órgão, e as operações de reversão nas rodovias (DF-095, BR-070 e DF-003) não serão realizadas.

CEB, Caesb, Na Hora e SLU

Na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), não haverá expediente. As equipes de manutenção, porém, seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não vai ter atendimento nos escritórios e postos do Na Hora.

Já as equipes de emergência e o teleatendimento da CEB-DF funcionam diariamente, atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os canais virtuais da companhia seguem disponíveis a fim de atender a população. As agências de atendimento continuam temporariamente fechadas.

No Serviço de Limpeza Urbana (SLU), não haverá alteração nos serviços. Isso inclui coleta (convencional e coletiva), funcionamento da unidade de recebimento de entulhos (URE), aterro sanitário de Brasília e usinas.

Todas as unidades dos Correios não funcionarão no feriado do dia 21.

0
Restaurantes comunitários

As 14 unidades estarão fechadas nesta quarta.

Ceasa

O funcionamento do local será facultativo, até às 12h. A entrada de consumidores se dará pela Portaria 2.

Lazer

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura estão fechados temporariamente, assim como a Torre de TV.

Entretanto, o Eixão do Lazer é uma opção durante a quarta-feira e estará aberto a pedestres e ciclistas das 6h às 18h – além do Jardim Zoológico de Brasília, aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada no Zoo é permitida somente até as 16h.

Parques

Todos os parques sob administração do Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente durante o feriado. No momento, os eventos seguem suspensos e a única medida obrigatória é o uso de máscara.

Ainda assim, funcionários estão atentos para orientar os frequentadores em caso de aglomeração. Confira os horários de funcionamento:

Parque Recreativo do Gama

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Distrital das Copaíbas

  •  Aberto todos os dias, das 8h às 18h

Monumento Natural Dom Bosco

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico do Paranoá

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Sucupira

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico do Lago Norte

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico da Asa Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico Olhos d’água

  • Aberto todos os dias. Portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h

Parque Ecológico Ezechias Heringer

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Parque Ecológico de Águas Claras

  •  Aberto todos os dias, das 5h às 22h

Parque Ecológico do Riacho Fundo

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Areal

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Veredinha

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Parque Ecológico Cortado

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Três Meninas

  • Aberto todos os dias, das 7h às 18h

Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Península Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Últimas notícias