Confira o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi no DF

Zoológico, Eixão do Lazer, museus e parques são opções para se distrair nesta quinta-feira (3/6). Comércio abre normalmente

atualizado 03/06/2021 16:12

Museu da RepúblicaMatheus Garzon/Especial para o Metrópoles

Devido ao feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (3/6), o Distrito Federal terá fechamento ou alteração de horários em serviços. O Metrópoles separou um roteiro sobre o que abre e o que fecha na capital do país durante a data comemorativa.

Confira:

Comércio

Os comércios do DF poderão abrir normalmente nesta quinta-feira (3/6), conforme a Convenção Coletiva de Trabalho. Segundo previsto na Portaria SEPRT nº 1.809/21, foram ampliadas as categorias econômicas autorizadas a funcionar, de forma permanente, aos domingos e feriados, incluindo as atividades do comércio em geral.

De acordo com a Fecomércio- DF, os empregados que trabalharem no feriado terão direito a folgar em outro dia da semana.

Saúde

Na Fundação Hemocentro de Brasília não haverá atendimento na quinta. O serviço será retomado na sexta-feira (4/6), das 7h às 18h – o agendamento permanece obrigatório, devido à pandemia de coronavírus, e pode ser feito pela internet ou por telefone (160, opção 2).

Transporte

As linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF seguirão a tabela horária de domingo. No entanto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) decidiu reforçar as linhas que atendem diretamente as áreas comerciais.

Na sexta-feira (4/6), será ponto facultativo para os servidores do GDF, mas os ônibus irão circular com tabela normal de dia útil.

Já o Metrô-DF funcionará como nos demais feriados: de 7h as 19h. Na sexta, o funcionamento volta ao normal, no horário das 5h30 às 23h30

Segurança e fiscalização

O feriado não altera o serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e das polícias Militar e Civil, que operam em regime de escala e ininterruptamente. As atividades administrativas, no entanto, podem sofrer alterações.

No Detran-DF, o atendimento presencial nas unidades será suspenso quinta e sexta-feira. As equipes de fiscalização e de engenharia de trânsito trabalharão mediante escala de revezamento. As bancas examinadoras de trânsito programadas para sábado (5/6) estão mantidas.

Em relação ao Departamento de Estrada de Rodagem (DER), não haverá atendimento ao cidadão nos setores de multas e protocolo. A operação tapa-buraco segue em escala de plantão para atender emergências, assim como a fiscalização de trânsito.

As operações de reversão na Estrada Parque Ceilândia (DF-095) e na BR-070 serão suspensas somente na quinta-feira (3/6).

Outros serviços

Na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), não haverá expediente quinta e sexta-feira, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora.

O atendimento remoto, Agência Virtual, App, Site e telefone 115 funcionam ininterruptamente. Em casos de falta de energia, a Neoenergia Distribuição Brasília, sucessora da CEB, pode ser acionada pelo telefone 116.

As unidades do Na Hora, Procon e conselhos tutelares não funcionarão no feriado. No entanto, os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender as demandas urgentes registradas pela Cisdeca, central telefônica que funciona 24h por meio do número 125.

Na sexta-feira haverá atendimento em todos os postos e na sede do Procon. Como ponto facultativo, as unidades operacionais e de atendimento dos Correios funcionarão normalmente e também na sexta-feira (4/6). Já os bancos não abrirão.

0
Lazer

Há cerca de um mês, o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um novo decreto no qual libera o funcionamento de museus e define as regras a serem seguidas. Dessa forma, os espaços culturais que reabriram vão funcionar com o expediente normal. São eles: Centro Cultural Três Poderes, Espaço Cultural Renato Russo, Museu Nacional da República, Museu de Arte de Brasília e o Museu Vivo da Memória Candanga.

O mirante da Torre de TV também está autorizado a receber o público entre 9h e 18h, à exceção de sexta-feira, com abertura às 12h e fechamento às 18h

O Eixão do Lazer é uma opção durante o sábado e estará aberto a pedestres e ciclistas das 6h às 18h. O mesmo acontece na rua do lazer no Paranoá e na W3 Sul. O Jardim Zoológico de Brasília também estará aberto, das 9h às 17h. A entrada no Zoo é permitida somente até as 16h.

Parques

O Jardim Botânico de Brasília estará aberto normalmente para visitação, das 9h às 17h. O JBB só não abre às segundas-feiras, para manutenção. Os restaurantes que funcionam no local estão fechados, mas os quiosques estão abertos.

Todos os parques sob administração do Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente durante o feriado. Contudo, devido à pandemia, eventos nesses locais seguem suspensos e a única medida obrigatória para quem for aos parques do DF é o uso de máscara.

Ainda assim, funcionários estão atentos para orientar os frequentadores em caso de aglomeração.

Confira os horários de funcionamento:

Parque Recreativo do Gama

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Distrital das Copaíbas

  •  Aberto todos os dias, das 8h às 18h

Monumento Natural Dom Bosco

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico do Paranoá

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Sucupira

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico do Lago Norte

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico da Asa Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico Olhos d’água

  • Aberto todos os dias. Portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h

Parque Ecológico Ezechias Heringer

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Parque Ecológico de Águas Claras

  •  Aberto todos os dias, das 5h às 22h

Parque Ecológico do Riacho Fundo

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Areal

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Veredinha

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Parque Ecológico Cortado

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Três Meninas

  • Aberto todos os dias, das 7h às 18h

Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Península Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Últimas notícias