metropoles.com

Vacina contra gripe: campanha segue no DF com 35 pontos de imunização

Prevenção contra o vírus influenza é tão importante quanto contra a Covid, alerta Secretaria de Saúde. Veja onde você pode se vacinar

atualizado

Compartilhar notícia

Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
vacina influenza
1 de 1 vacina influenza - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A vacina contra o vírus influenza, o vírus da gripe, segue disponível em 35 pontos do Distrito Federal, de acordo com a Secretaria de Saúde. A imunização contra a doença é tão importante quando aquela contra a Covid-19, por isso a pasta convoca as pessoas a procurar por esse tipo de prevenção.

A vacina pode ser aplicado em pessoas a partir dos 6 meses e que não tenham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos últimos 14 dias. Se o imunizante tiver sido CoronaVac, a recomendação é aguardar 14 dias após o término do ciclo vacinal.

Caso tenha recebido as vacinas AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech, a imunização contra a influenza pode ocorrer dentro do intervalo entre as doses, respeitando o tempo mínimo entre os imunobiológicos. Caso a vacina recebida tenha sido a Janssen, o prazo para aplicação também é de 14 dias após a dose única.

A vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a infecção pelo vírus influenza, causador da gripe. O imunizante garante proteção contra os vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. A contraindicação é para crianças com menos de 6 meses e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores que apresentam contraindicação a doses subsequentes. Na maioria dos casos, porém, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem-toleradas.

Campanha

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou em 12 de abril e não atingiu a meta de cobertura dos grupos prioritários, que é de 90%. Até o momento, o grupo com a maior cobertura vacinal é o de professores, com 75,7% do público previsto vacinado. Em seguida, a parcela de idosos está com 68,6% de cobertura e a das gestantes, com apenas 64,8% das mulheres vacinadas.

A Secretaria de Saúde (SES) reforça que a vacina é a forma mais eficaz para evitar casos graves, hospitalizações e mortes pela doença.

Veja abaixo o balanço da vacinação no Distrito Federal

pontos de vacinação
Pontos de vacinação

Veja abaixo o balanço da vacinação no Distrito Federal.

Veja abaixo o balanço da vacinação no Distrito Federal
Veja abaixo o balanço da vacinação no Distrito Federal
A doença

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil por meio da sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.

Essas áreas têm como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitindo o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos. Por isso, é importante todos os anos participar da campanha.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?