Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

UnB suspende aulas por causa da pandemia de coronavírus

Um dia após afirmar que manteria as atividades na instituição, universidade reconsiderou a decisão

12/03/2020 17:18, atualizado 16/03/2020 12:27
Compartilhar notícia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
ICC da Universidade de Brasília: pauta de coronavírus

Após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), realizada na tarde desta quinta-feira (12/03), a Universidade de Brasília (UnB) decidiu suspender as aulas por temor ao coronavírus. A comunidade acadêmica tem cerca de 50 mil pessoas.

O órgão que estabelece o calendário acadêmico tomou a decisão um dia depois de a instituição de ensino superior anunciar que não faria adesão ao Decreto nº 40.509 de 11 de março de 2020, assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que suspende aulas por cinco dias em Brasília.

Além da suspensão das atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, o decreto proíbe eventos com mais de 100 pessoas.

Segundo a UnB, no período de suspensão, serão realizados exercícios domiciliares, sob supervisão das unidades acadêmicas.

“Embora classifique a medida do GDF como precipitada, diante do que orientam as autoridades de saúde, o comitê reconheceu os outros impactos decorrentes do decreto para a sociedade do Distrito Federal, docentes, técnicos e estudantes, principalmente os que têm filhos pequenos. Tal parecer foi utilizado pelo Cepe para a tomada da decisão nesta quinta-feira”, informou a universidade, por meio de nota, na tarde desta quinta-feira.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A UnB já havia criado o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19 – formado por especialistas de várias áreas – para acompanhar a evolução da pandemia global.

A instituição chegou a anunciar que monitoraria, com atenção, as informações a respeito da transmissão do novo coronavírus. Porém, os docentes que compõem o Cepe optaram por aderir à suspensão até a data prevista pelo decreto, que vence na segunda-feira (16/03).

Se o prazo não for prorrogado, as aulas serão retomadas na terça (17/03).

O Brasil tem 77 casos confirmados de coronavírus e 1.422 suspeitos, segundo balanço mais recente do Ministério da Saúde.