Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

UnB lança vestibular com 140 vagas para indígenas com inscrição gratuita

As inscrições para o vestibular poderão ser realizadas gratuitamente até 2 de novembro de 2026; vagas são para 1º e 2º semestre de 2027

22/10/2026 09:56
Beto Monteiro/Universidade de Brasília
Imagem mostra uma placa da Universidade de Brasília, a UNB. Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou o edital do Vestibular Indígena UnB/Funai 2027. O processo seletivo oferece 140 vagas para indígenas nos cursos de graduação no primeiro e no segundo semestre letivo de 2027. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até 2 de novembro pelo site do Cebraspe.

As vagas estão distribuídas entre os cursos oferecidos pela UnB no Campus Darcy Ribeiro (Asa Norte) e na Faculdade de Ceilândia.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Podem concorrer às vagas pessoas candidatas indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública.

Quem estudou ou estuda em escola particular deverá comprovar o recebimento de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

A seleção será realizada por meio de avaliação de conhecimentos, mediante aplicação de prova objetiva e de redação em Língua Portuguesa, marcada para 13 de dezembro.

O processo também inclui avaliação de documentação e entrevista pessoal.

As fases da seleção serão realizadas em:

  • Rio Branco (AC);
  • São Gabriel da Cachoeira (AM);
  • Tabatinga (AM);
  • Brasília (DF);
  • Canarana (MT);
  • Ibimirim (PE) [Aldeia Nazário – Escola Estadual Indígena Pedro Ferreira de Queiroz];
  • Rodelas (BA) [Território Indígena do Povo Tuxá].