UnB lança edital que substitui vestibular por Enem. Veja como será seleção

Notas do Exame Nacional do Ensino Médio servirão para a seleção de 2 mil universitários. Confira o cronograma

atualizado 26/10/2020 19:55

UnBRafaela Felicciano/Metrópoles

A Universidade de Brasília (UnB) publicou o edital de substituição do segundo vestibular 2020. Em função da pandemia do novo coronavírus, as provas tradicionais não serão feitas. Para selecionar os estudantes que vão ingressar na graduação no próximo ano, a UnB adotará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019.

De acordo com o edital divulgado, a inscrição será gratuita e feita pela internet. Serão oferecidas 2.100 vagas no total – cada candidato só poderá se escrever em um curso.

A seleção é realizada por meio de três sistemas de vagas. Será possível escolher entre o sistema universal, o de cotas para escolas públicas e o de cotas para negros. Contudo, segundo o edital, “o candidato somente poderá concorrer com um único número de inscrição, independentemente do sistema de vagas” escolhido.

“É nota do Enem. Mas as notas têm pesos diferentes, conforme o grupo do curso escolhido pelo candidato, considerando a área do curso. Existem dois grupos”, explicou a diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação, Symone Jardim.

No grupo I estão cursos de administração, arquitetura, design, ciência política e língua portuguesa. No II, medicina, cursos da área de saúde e engenharias.

Apenas redação terá o mesmo peso nos dois grupos. E Symone Jardim reforça: os candidatos só poderão fazer a inscrição em um curso.

Não haverá lista de espera, como existia no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Haverá um sistema de chamadas, conforme a pontuação dos alunos.

Confira a íntegra do edital:

Edital de acesso substituindo vestibular pelo Enem by Metropoles on Scribd

Veja o cronograma definido pela universidade para o processo seletivo:

  • Período de solicitação de inscrição: 28/10 a 6/11/2020
  • Período para verificar se a foto encaminhada obedeceu rigorosamente às instruções contidas no sistema de inscrição e envio de uma foto que atenda às determinações do sistema: 9 e 10/11/2020
  • Divulgação da relação provisória dos candidatos com inscrição homologada para concorrer na condição de pessoa com deficiência no sistema de cotas para escola pública e da relação provisória dos candidatos com inscrição homologada para concorrer pelo mesmo sistema: 30/11/2020
  • Prazo para a interposição de recursos contra as relações provisórias: 1º e 2/12/2020
  • Divulgação da relação final dos candidatos com inscrição homologada para concorrer na condição de pessoa com deficiência no sistema de cotas para escola pública e da relação final dos candidatos com inscrição homologada para concorrer pelo mesmo sistema: 6/12/2020
Início das aulas

Os candidatos aprovados serão registrados na UnB neste ano e iniciarão as aulas no segundo semestre de 2020, que terá início em 1º de fevereiro de 2021.

Não está definido ainda se as aulas serão iniciadas no modelo remoto ou no presencial. Por isso, o plano de retomada das atividades de ensino na UnB foi estruturado em cinco etapas, que consideram o cenário da pandemia.

A volta das atividades presenciais, mesmo parciais, dependerão de orientações das autoridades de saúde e do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (Coes).

PAS

Segundo a UnB, o Programa de Avaliação Seriada (PAS), etapas 1, 2 e 3, não foi cancelado. A administração estuda uma forma de viabilizar as provas, tomando as medidas de segurança sanitária necessárias.

“O ingresso para o PAS, que é o PAS 3, é no 1º semestre de 2021. Mas ainda estamos avaliando como fazer a avaliação. É importante deixar claro: o PAS não está cancelado”, assinalou Symone Jardim.

A diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação lembra que, em 1º de fevereiro de 2021, a UnB ainda dará início o 2º semestre de 2020. E não foi aprovado até o momento o cronograma do 1º semestre de 2021, cujas aulas devem começar em meados do próximo ano.

“Assim, o aluno não precisa ficar ansioso. A universidade está ciente e se organizando para realizar o PAS, porque o PAS é o processo seletivo específico da UnB. São 50% das vagas: 4.200 vagas no total”, concluiu Symone Jardim.

Últimas notícias