Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

UnB inaugura laboratório de inteligência artificial e supercomputação

Objetivo é ampliar o acesso à infraestrutura de ponta e impulsionar a produção científica e tecnológica no Brasil

15/09/2025 07:48
Busakorn Pongparnit/Getty Images
Imagem de

A Universidade de Brasília (UnB) inaugura, nesta segunda-feira (15/9), o Laboratório Multiusuário Institucional de Inteligência Artificial e Supercomputação (LmiSUP).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A cerimônia será realizada no auditório da AdunB e marca também o lançamento de um edital voltado a grupos de pesquisa, ensino e inovação da UnB. O objetivo é ampliar o acesso à infraestrutura de ponta e impulsionar a produção científica e tecnológica no Brasil.

O LmiSUP abriga o primeiro cluster de supercomputação com aceleradores de IA da UnB Intel Gaudi, com capacidade de realizar mais de um quatrilhão de operações por segundo, medido em petaflops. Esse poder de processamento permite realizar, em segundos, tarefas que levariam semanas ou meses em computadores convencionais.

A nova infraestrutura abre caminho para avanços em diferentes áreas. Na pesquisa farmacêutica, por exemplo, será possível testar milhares de combinações de moléculas em tempo recorde, acelerando a descoberta de medicamentos.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Em modelagem climática, o cluster pode processar dados em larga escala para prever cenários de eventos extremos com maior precisão. Já na pesquisa médica, viabiliza análises complexas de imagens e dados genômicos, apoiando diagnósticos mais rápidos e personalizados.

A criação do LmiSUP é resultado do trabalho conjunto da Comissão de Políticas de Inteligência Artificial e Supercomputação da UnB, presidida pelo vice-reitor, com participação do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) e do Centro Integrado de Pesquisa em Inteligência Artificial (CenIA).

Também contribuíram a Secretaria de Assuntos Internacionais (INT), o Centro de Prevenção a Incidentes Cibernéticos (Ciberlab), a Epicentor – Governança e Segurança Digital e a Intel.