Umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% nesta quarta-feira no DF

Segundo o Inmet, não há previsão de chuva até o fim de semana. Passar protetor solar e aumentar a hidratação são cuidados necessários

atualizado 12/08/2020 11:55

Seca e calor no DFIgo Estrela/Metrópoles

A umidade relativa do ar no Distrito Federal pode ficar abaixo de 30% nesta quarta-feira (12/8) nas horas mais quentes do dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva até o fim de semana na capital.

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, a temperatura mínima nesta manhã foi de 15°C e a máxima deve chegar aos 28°C. Já a umidade chegou a 70%, no Plano Piloto. A previsão é de tempo quente e seco para os próximos dias.

0

“Na semana passada, as temperaturas foram bem mais baixas. Agora, estamos com uma massa de ar quente e seca no DF. Os próximos dias tendem a ficar nesse patamar”, explica Andrea.

Conforme o Inmet, os termômetros podem registrar 30°C no final de semana em Brasília. A umidade pode baixar e ficar entre 30% e 20%.

Cuidados

Após 79 dias sem registros de chuva, a meteorologista chama atenção para cuidados que devem ser tomados neste tempo seco. “Alertamos para as pessoas evitarem atividade física, exposição ao sol e para que passem protetor solar e se hidratem”, destaca.

Já a Defesa Civil lembra que o DF está em estado de alerta desde 31 de julho. “O estado de alerta é emitido quando, por três dias seguidos, a umidade do ar se mantém entre 20% e 12%”, avisa.

O órgão recomenda que não se realize queima de qualquer tipo de material durante período. “Além disso, deve-se manter o corpo hidratado e protegido e evitar a prática de exercícios entre 10h e 16h”.

Ainda segundo a meteorologista Andrea Ramos, nesta quinta e sexta, haverá maior nebulosidade. Contudo, no sábado e no domingo, as temperaturas vão se elevar e a umidade volta a cair.

“Amanhã (13/8), teremos o céu claro, com poucas nuvens. Essa nebulosidade vai variar um pouco, mas as temperaturas permanecem nesse mesmo patamar. Já no fim de semana, voltamos a ter poucas nuvens e as temperaturas aumentam”, assinala.

 

Últimas notícias