metropoles.com

Um dia após invasão a site do GDF, ofensa a Temer ainda está no Google

Páginas do GDF foram hackeadas no domingo (11/6). Apesar de o problema ter sido solucionado rapidamente, recado continua visível no Google

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
roubo estelionato
1 de 1 roubo estelionato - Foto: iStock

Na manhã de domingo (11/6), o portal do GDF e páginas das Administrações Regionais foram hackeadas. Em vez do conteúdo institucional, havia ofensas ao presidente da República, Michel Temer (PMDB). Rapidamente, ainda no fim de semana, o governo tirou os sites do ar para corrigir o problema. No entanto, o constrangimento continua nesta segunda-feira (12), uma vez que, ao pesquisar “governo de Brasília” no Google, o link oficial do Executivo aparecia com um xingamento ao peemedebista.

Ao clicar no endereço, contudo, o usuário é direcionado para a página oficial, que não apresenta instabilidades.

 

 

Em nota, o GDF informou que a equipe de tecnologia do GDF “enviou pedido à Google para atualização de cache, a fim de retirar do mecanismo de busca a mensagem de erro exibida”. Ainda segundo o Executivo, nenhum dado público foi comprometido e as “configurações de segurança estão sendo implementadas para evitar novos ataques”.

Novo datacenter
A derrubada das páginas ocorreu menos de dois meses após o GDF inaugurar seu novo datacenter. Trata-se de uma central que guarda máquinas e dados da rede corporativa com mais espaço físico e quase o dobro da capacidade de hospedagem de sistemas e serviços em comparação com a anterior.

0

Foram investidos R$ 12,2 milhões para garantir mais segurança contra ataques de hackers e maior capacidade de armazenamento. No ano passado, os sistemas de informática do GDF sofreram 52.031 tentativas de invasão, segundo a Secretaria de Planejamento. Os hackers conseguiram acessar, de fato, os servidores 12 vezes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?