metropoles.com

DF: vítimas de violência terão transporte gratuito para Deam. Entenda

Iniciativa permitirá a vítimas de violência doméstica receber transporte gratuito para a Delegacia da Mulher e ajuda de assistente virtual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Uber diz que motorista do aplicativo recusou 1.100 viagens em único dia - Metrópoles
1 de 1 Uber diz que motorista do aplicativo recusou 1.100 viagens em único dia - Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) firmou parceria com a Uber Brasil e a Polícia Civil (PCDF) para oferecer transporte gratuito a mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, elas contarão com ajuda de uma assistente virtual para receber o acolhimento inicial.

As vítimas serão levadas das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) do DF para casa, se não tiverem outro meio de se transportar, e contarão com outros serviços. A iniciativa será lançada oficialmente nesta quarta-feira (8/11), em cerimônia 15h, no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

O objetivo da medida é incentivar o registro de ocorrências relacionadas a violência doméstica e informar a sociedade sobre o que configura esse crime, quais são os canais de denúncia, bem como locais para acolhimento, entre outros.

Entre as ações também está prevista a divulgação de material educativo relacionado ao tema para motoristas e passageiros cadastrados no aplicativo da Uber.

Como pedir ajuda

A cooperação terá duração inicial de 12 meses e contará com o suporte de uma assistente virtual desenvolvida pela Uber e pelo Instituto Avon. Por meio do Projeto Ângela, as vítimas contarão com um serviço que funcionará como porta de entrada para o acolhimento, além de ter contato com psicólogos, apoio jurídico, entre outros.

As interessadas poderão entrar em contato com a Ângela pelo telefone 11 944-942-415. O serviço é gratuito para todo o Brasil e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Quaisquer informações fornecidas durante o atendimento são apenas para registro dos casos e monitoramento. Os dados são confidenciais e protegidos por lei, portanto ninguém terá acesso.

Ângela foi criada pelo Instituto Avon durante a pandemia, em razão do aumento dos casos de violência doméstica, pois muitas mulheres foram obrigadas a ficar em casa com os agressores no período de isolamento social.

Também é possível pedir ajuda de forma discreta, sem usar a voz, por meio de mensagem de texto, SMS ou no WhatsApp. Basta salvar o contato da Ângela na agenda do celular.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?