metropoles.com

Trecho do metrô fechado deixou passageiros irritados em Águas Claras

Os coletivos fazem, gratuitamente, trajeto de 1,7km entre os terminais Arniqueiras e Águas Claras, onde trem descarrilou nesta quarta (28/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Passageiros do Metrô fazem fila para entrar no ônibus
1 de 1 Passageiros do Metrô fazem fila para entrar no ônibus - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) disponibilizou 11 ônibus para fazer a baldeação gratuita entre as estações Arniqueiras e Águas Claras, nos dois sentidos, em razão do descarrilamento de um trem do Metrô-DF na manhã desta quarta-feira (28/2).

Como o serviço está interrompido entre as duas estações, os passageiros que chegam a esses terminais precisam desembarcar, pegar o coletivo para percorrer a distância de 1,7km e embarcar novamente no metrô. Não está sendo cobrada uma segunda passagem dos usuários.

Devido à contingência, a volta para casa dos passageiros foi atípica. Por volta das 18h15, filas começaram a se formar para entrar nos coletivos que fazem o transporte entre as duas estações. Todos estavam com pressa e queriam garantir lugar nos ônibus.

A estudante Evelyn Mendes, 22 anos, reclamou da situação. “É um transtorno enorme. Estou indo para a faculdade, em Taguatinga, e não quero me atrasar. Existe muita falta de informação, e ainda estou meio perdida”, disse.

Já Fabiana Rocha, 26 anos, disse que o acesso aos veículos estava desorganizado. “A confusão está muito grande. Não sei nem que horas vou conseguir chegar em casa”, lamentou a cuidadora de idosos, moradora de Ceilândia.

Às 19h40, as filas continuavam grandes e muitos passageiros demostravam irritação.

 

 

Segundo o Metrô-DF, a expectativa é que operários trabalhem madrugada adentro para recuperar os trilhos. A companhia acredita que, na manhã desta quinta (1º/3), o serviço seja normalizado.

Estrondo e susto
Moradores de Águas Claras ficaram assustados, na manhã desta quarta-feira (28), com o forte barulho causado por uma composição do metrô que saiu dos trilhos na chegada à Estação Arniqueiras, sentido Plano Piloto. De acordo com Carlos Alexandre da Cunha, diretor do Departamento de Operação e Manutenção do Metrô-DF, dois trens apresentaram falhas nos freios durante o trajeto, o que pode ter causado o descarrilamento.

“O piloto retirou os passageiros na Estação Águas Claras. Porém, não conseguiu parar na zona de manobras porque os freios falharam novamente”, completou. Por isso, a composição teria avançado sobre o para-choque que delimita a área, e os vagões saíram dos trilhos”, informou Carlos Alexandre.

8 imagens
Operários verificaram o estrago nos trilhos
Vagão descarrilado: transtorno para passageiros
Moradores de Águas Claras registraram o incidente
Um forte barulho foi ouvido pela população local
Os vagões foram rebocados para manutenção
1 de 8

Passageiros do Metrô fizeram fila para entrar no ônibus

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
2 de 8

Operários verificaram o estrago nos trilhos

Michael Melo/Metrópoles
3 de 8

Vagão descarrilado: transtorno para passageiros

Priscilla Borges/Metrópoles
4 de 8

Moradores de Águas Claras registraram o incidente

Priscilla Borges/Metrópoles
5 de 8

Um forte barulho foi ouvido pela população local

Priscilla Borges/Metrópoles
6 de 8

Os vagões foram rebocados para manutenção

7 de 8

O acidente assustou passageiros e quem mora próximo ao local do descarrilamento

Michael Melo/Metrópoles
8 de 8

Carlos Alexandre da Cunha, diretor do Departamento de Operação e Manutenção do Metrô-DF

 

Guindaste
Por volta das 16h40, um guindaste de 17m de comprimento foi estacionado ao lado do local do acidente. O último dos quatro carros que faziam a composição não sofreu danos e foi recolhido mais cedo para o pátio, às 13h50, por um veículo do próprio Metrô-DF. Os outros três, que saíram dos trilhos e sofreram danos, serão içados.

A empresa explicou que os trens vão ser desconectados, erguidos e recolocados sobre os trilhos novamente. Depois, serão rebocados para o depósito. Os trilhos ficaram danificados e a energia na linha foi desligada para que sejam consertados. A expectativa é que, até a manhã desta quinta-feira (1º/3), o sistema retorne em Águas Claras.

Bruno Medeiros/Metrópoles
Os passageiros do Metrô estão recebendo um bilhete para entrar nos ônibus

 

De acordo com o Sindicato dos Metroviários (SindMetrô), a manutenção do sistema é precária. “Os trilhos são antigos, e a reposição de peças não é feita da forma como deveria”, disse Renata Campos, diretora de Comunicação da entidade.

Além de melhorias no sistema, o sindicato cobra do GDF 632 nomeações, para melhorar a qualidade do serviço prestado à população.

Divulgação
A cabine do piloto ficou destruída após o descarrilamento

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?