metropoles.com

Metrô abre licitação para manutenção de trens e equipamentos

Após determinação judicial, nova empresa vai assumir serviços por 24 meses

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo Barros/Divulgação/Metrô-DF
1 de 1 - Foto: Paulo Barros/Divulgação/Metrô-DF

O Metrô-DF lançou edital de concorrência para serviços de manutenção preventiva e corretiva do sistema metroviário local. No início do mês, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou a abertura da licitação, já que a atual contratada excedeu o limite de 60 meses para a prestação de serviços de forma contínua.

O edital prevê a divisão dos serviços em quatro lotes, conforme recomendação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e do Ministério Público de Contas do DF (MPCDF). A sessão pública para recebimento e abertura das propostas e da documentação de habilitação será no dia 5 de novembro. Com duração de 24 meses, o novo contrato poderá ser renovado pelo mesmo período.

Desde setembro de 2007, a manutenção dos trens do metrô é feita pelo consórcio Metroman. O contrato deveria ter duração inicial de 12 meses, porém foi estendido em caráter emergencial até setembro de 2013, sem existência de licitação.

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), autor da ação pública que levou à decisão do TJDFT, a ação do Metrô para realização de novo processo licitatório havia sido ineficaz. “O Metrô atuou em clara afronta ao interesse público ao não proceder às correções necessárias que vinham sendo exigidas pelo Tribunal de Contas”, afirmou o promotor Fábio Nascimento. Com informações do Metrô-DF

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?