metropoles.com

Lei dos aplicativos de transporte é sancionada

Governo não limitará número de veículos e motoristas não precisarão ser proprietários dos carros. Detalhes como cadastros e taxas ainda serão regulamentados

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/ Metrópoles
assinatura lei uber
1 de 1 assinatura lei uber - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinou na manhã desta terça-feira a Lei  n° 777/2015, que regulamenta o uso dos aplicativos de transporte individual. Como foi adiantado pela reportagem do Metrópoles, o Executivo manteve as sugestões dadas pela Secretaria de Mobilidade. As principais delas foram a não limitação da frota de veículos e a possibilidade de motoristas não serem proprietários dos carros.

Outros itens foram vetados, como a exigência de motoristas serem residentes no DF há mais de três anos. “Tomamos as decisões para deixar o serviço o mais desburocratizado possível, de modo a atender a população, não classes. É fundamental deixar que as pessoas tenham liberdade para escolher a forma de se locomover. Até mesmo a lei seca será mais eficiente”, afirmou Rollemberg.

A lei também agradou ao deputado distrital professor Israel Batista, um dos defensores dos aplicativos de transporte. “O projeto é inovador e deve servir de parâmetro para outras localidades”, comentou o parlamentar.

Alguns detalhes, porém, ainda serão definidos nos próximos 90 dias, prazo para o governo regulamentar a lei. “A questão das taxas cobradas por quilômetro será debatida para que impacte minimamente o consumidor. O cadastro dos motoristas na secretaria e os itens a serem fiscalizados também serão definidos”, esclareceu o Secretário de Mobilidade, Marcos Dantas.

O Distrito Federal é a primeira unidade a contar com lei que regulamenta os aplicativos de transporte individual. Em São Paulo, as regras foram estabelecidas por decreto da prefeitura local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?