*
 

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, assinaram nesta terça-feira (3/4) a ordem de serviço para concluir a construção da Estação 106 Sul, que fica próximo ao Cine Brasília. A obra deve ser entregue em dezembro.

Orçadas em mais de R$ 18 milhões, as intervenções no local compreendem a finalização e a construção de passagem subterrânea para pedestres (sob os Eixinhos e o Eixão), acessos em superfície, além de sistemas e equipamentos de circulação vertical, elevadores e escadas rolantes. Cerca de 2,5 mil usuários serão beneficiados com a estação.

“Essa é uma área central de extremo simbolismo e a estação Cine Brasília vai facilitar o acesso à cultura na nossa cidade. A obra também vai contribuir para a geração de empregos e promoção do desenvolvimento urbano do DF”, disse Rollemberg. O chefe do Executivo citou ainda o lançamento do edital da modernização e expansão do metrô em Samambaia e o Programa de Desenvolvimento de Transporte sobre Trilhos.

Colocada sob suspeita na Operação Panatenaico, que levou para a cadeia os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT), José Roberto Arruda (PT) e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB), a Via Engenharia ganhou a licitação. A empreiteira também é responsável pela estação da 110 Sul. Pelas duas obras, vai receber R$ 39,8 milhões.

Etapas
Toda a Estação Cine Brasília, como será chamada, deve estar em funcionamento até o fim de 2018. A primeira entrega ocorre no Eixo W. A segunda, no Eixo L.

“Em setembro, terminaremos o acesso do Eixo Oeste [Eixo W], que é mais simples e fica em frente ao Cine Brasília. Até o fim do ano, fica pronto o Eixo Leste [Eixo L]”, disse Marcelo Dourado.

Tanto essa estação quanto as outras em obras são importantes para a integração do sistema de transporte público, como observou o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno. “O futuro da mobilidade aponta para expansão de trilhos e da integração entre os diferentes tipos de transporte.”

 

 

COMENTE

metrôVia EngenhariaEstação 106 Sul
comunicar erro à redação

Leia mais: Transporte