metropoles.com

Detran multa mais de 18 mil motoristas por falta de seta

Infração é considerada grave e condutor ainda perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Esquecer de dar seta ao mudar de faixa tem pesado no bolso dos motoristas do Distrito Federal. Somente nos 10 primeiros meses deste ano, 18.276 condutores foram multados por não sinalizarem. O número é 42,8% maior do que o registrado no mesmo período de 2016.

A infração é descrita como grave, segundo o artigo nº 196 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e prevê multa de R$ 195,23. Além disso, pune o condutor com a perda de cinco pontos na carteira nacional de habilitação.

Os motoristas devem indicar com antecedência, por meio da seta, toda mudança de direção: antes de trocar de faixa, de fazer ultrapassagens, conversões e retornos. O simples gesto facilita a comunicação no trânsito, proporcionando mais segurança à circulação de veículos nas vias.

Manutenção
O motorista deve sempre ter em mente que é fundamental ver e ser visto no trânsito. Por isso, o responsável pelo veículo precisa estar atento às condições do sistema de iluminação, como faróis, lanternas, luzes de freio, luz da placa e também as setas.

Conforme o CTB, conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

(Com informações do Detran-DF)

Compartilhar notícia