Detran inicia Operação Boas Festas nas ruas do Distrito Federal

As ações começaram no último domingo e seguem até 1º de janeiro de 2020. Equipes de fiscalização atuarão em dias, locais e horários mapeados

Michael Melo/MetrópolesMichael Melo/Metrópoles

atualizado 02/12/2019 18:05

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início à Operação Boas Festas. As ações começaram no último domingo (1º/12/2019) e seguem até 1º de janeiro de 2020.

A equipes de fiscalização atuarão em dias, locais e horários estrategicamente mapeados pela Unidade de inteligência do Detran (Unint) para realizar flagrantes de alcoolemia. O objetivo é retirar esses condutores de circulação e evitar que provoquem acidentes de trânsito.

No primeiro dia, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito realizou blitzes na Asa Sul, Asa Norte e Grande Colorado. Das 185 abordagens realizadas, 23 condutores estavam dirigindo sob a influência de álcool, sendo que dois deles foram levados para a Delegacia de Polícia por apresentar índice de alcoolemia considerado crime.

Outros 17 eram inabilitados, seis estavam com a CNH vencida e um com o direito de dirigir suspenso. Ao todo, 48 veículos foram removidos para os depósitos do Detran.

Operação Boas Festas

A Operação Boas Festas contará com 540 ações de fiscalização espalhadas pelas vias urbanas de todas as regiões administrativas do DF. Para viabilizar a ação, a Unint mapeou áreas e estabelecimentos onde há maior consumo de bebida alcoólica por condutores, considerando que em dezembro ocorre um aumento significativo de eventos festivos e confraternizações de fim de ano.

Com base nesse levantamento, a Diretoria de Fiscalização fará as operações. As equipes terão o apoio de guinchos, motocicletas, empilhadeiras e também da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) operando a aeronave e os drones do Departamento.

Segundo o coordenador de Policiamento e Fiscalização da Região Metropolitana, Wesley Cavalcante, nesta época do ano, muitas pessoas estão de férias, por isso, muitos condutores colocam em risco a sua vida e a dos demais usuários das vias, ao consumir bebidas alcoólicas e assumir a direção de um veículo.

“A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran está atenta a esta demanda de final de ano. Muitas pessoas pensam que não haverá fiscalização e que podem beber e dirigir. O ideal seria que o condutor não fizesse isso, mas para aqueles que apostam na impunidade, estamos agindo”, enfatiza o coordenador.

Últimas notícias