*
 

No primeiro fim de semana em que passou a ser obrigatório o licenciamento do veículo de 2016, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autuou 72 condutores por dirigir o veículo sem o documento em operações realizadas entre meia-noite de sábado (1°/10) e a noite de domingo (2/10). De acordo com o órgão, a maioria não possuía o CLRV há mais de dois anos.

Durante as ações, também foram autuados 79 condutores por dirigirem após a ingestão de bebida alcoólica, 14 inabilitados e sete com a Carteira Nacional de Habitação (CNH) vencida há mais de 30 dias.

Ao todo foram apreendidos 85 veículos. As operações foram realizadas com o apoio da Polícia Militar e ocorreram principalmente na região do Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Gama e Vila Planalto.

Licenciamento
O Distrito Federal tem 1.653.958 veículos registrados, desse total 1.011.195 veículos (61%) já estão com o licenciamento de 2016. De acordo com o levantamento do Detran, 258.922 veículos não têm licenciamento há mais de três anos e, provavelmente, não deverão se licenciar este ano.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH e remoção do veículo. Mesmo que o veículo esteja licenciado, não portar o documento também é considerado infração. Neste caso, o CTB prevê multa de R$ 53,20 e três pontos na CNH.

 

 

COMENTE

Detranlei secalicenciamento
comunicar erro à redação

Leia mais: Trânsito