metropoles.com

Detran: 76,4% dos veículos recolhidos estão sem o licenciamento

A 43 dias para o início da exigência do CRLV de 2017, apenas 38% da frota registrada no Distrito Federal está licenciada

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
deposito detran
1 de 1 deposito detran - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Até junho deste ano, a maioria absoluta dos veículos recolhidos aos depósitos do Detran-DF foi por falta de licenciamento – 76,4%. A 43 dias para o início da exigência do CRLV de 2017 (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), apenas 38% da frota registrada no Distrito Federal está licenciada, ou seja, 644.664 de 1.691.278 veículos, informou o órgão.

Se comparado aos seis primeiros meses do ano passado, o número de veículos recolhidos por falta de licenciamento aumentou 17,5%, de 8.085 para 9.500 este ano. A quantidade de autuações por falta do documento obrigatório também cresceu em 13,4% este ano, passando de 14.597, em 2016, para 16.550 multas neste semestre.

Fiscalização do CRLV
O condutor que não regularizar a situação de seu veículo terá problemas na fiscalização do CRLV de 2017, que iniciará no próximo dia 1º de setembro. Quem for pego sem o documento atualizado cometerá uma infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo, além de outras despesas com guincho, diária, vistoria e serviço de liberação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

O Detran-DF orienta os proprietários que não receberam o documento, a entrarem no site do Departamento para verificar se existe alguma pendência ou algum tipo de restrição. Também é fundamental manter o endereço atualizado. De cada dez documentos expedidos pelo Detran, quatro são devolvidos porque o proprietário não foi localizado.

Quitação de débitos
Para receber o CRLV, o proprietário do veículo deverá quitar o IPVA – imposto da Secretaria de Fazenda, o DPVAT – seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder, a taxa de Licenciamento do Detran e as multas pendentes.

Aquele que não receber o documento do veículo em casa deverá verificar no site do Detran, no campo veículos, se existe alguma pendência. Caso constate algum débito, o boleto poderá ser impresso por meio do próprio site do órgão.

Atendimento ao público
O Detran também pede aos usuários que evitem deixar para a última hora a regularização do veículo, pois o volume de atendimento nesse período chega a dobrar. Isso sobrecarrega o sistema, provocando maior tempo de espera. No ano passado, na véspera do início da fiscalização, o Detran chegou a registrar 12 mil atendimentos por dia, quando o normal fica em torno de 6 mil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?