metropoles.com

Aumenta número de multas a motoristas que transitam nas faixas exclusivas destinadas aos ônibus no DF

Somente em janeiro, 18.297 brasilienses foram autuados pela infração. Quantidade de registros é 42% maior que a média mensal do ano passado. São 590 multas por dia

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
faixa exclusiva eptg
1 de 1 faixa exclusiva eptg - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Os motoristas brasilienses não estão respeitando, como deviam, as faixas exclusivas destinada aos ônibus. Nem a mudança na legislação de trânsito que tornou a infração gravíssima e, portanto, mais cara, fez com que os condutores levassem a regra a sério. Apenas em janeiro deste ano, foram emitidas 18.297 multas, 590 por dia. O número já é 42% maior que a média de autuações distribuídas mensalmente em 2015, quando foram registradas 12.826 a cada 30 dias. Para educar os apressadinhos, os órgãos de trânsito estudam aumentar o número de pardais nas vias do DF.

Responsável pelas faixas da W3 Sul, W3 Norte e Setor Policial Sul, que somam 20 quilômetros, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) anotou 43,84% das infrações deste ano, com um total de 8.020 ocorrências.

As vias mais movimentadas e com maior registro de autuações – Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) – ficam a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). O órgão multou 10.277 (56,16%) motoristas em 2016 em 37 quilômetros de faixas exclusivas.

Reprodução/Agência Brasília

De acordo com a Lei 13.154, que alterou o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro em 2015, o motorista que trafegar em qualquer uma das faixas exclusivas para veículos de transporte público coletivo no DF estará cometendo infração gravíssima e terá o carro apreendido. A multa é de R$ 191,54 e rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice, disse ao Metrópoles que pretende intensificar a fiscalização nas faixas exclusivas, inclusive com a inserção de mais câmeras nas vias do DF. “Alguns motoristas ainda insistem em desrespeitar a legislação de trânsito, colocando em risco a sua própria vida e dos demais. A infração demonstra um comportamento que privilegia o individual em detrimento do coletivo”, lamenta Luduvice.

Os condutores ameaçam a segurança dos ônibus, inclusive articulados, que carregam até 160 pessoas, o que consideramos inaceitável. As pessoas devem planejar o seu trajeto e buscar horários que se adequem às suas necessidades de deslocamento. Inegavelmente, o GDF também precisa investir em transporte coletivo rodoviário sobre trilho e atender à crescente demanda de mobilidade.

Henrique Luduvice, diretor-geral do DER-DF

Sensação de impunidade
Para o professor de engenharia de trânsito da Universidade de Brasília (UnB) Paulo César Marques, o desrespeito ocorre por conta da sensação de impunidade da população. “As pessoas sabem que as faixas existem, mas tentam tirar proveito achando que não vai acontecer nada”, explica o especialista. “Uma solução seria tornar a fiscalização mais efetiva, principalmente no que diz respeito à penalidade”, completa.

Marques acredita que o sistema tem cumprido o objetivo inicial de reduzir o tempo das viagens de ônibus no DF. “Pegou muito bem. A diferença é que as pessoas olham com os olhos de motorista, em seus carros, e acham que não mudou nada em suas vidas. O objetivo é melhorar o tempo dos coletivos, o que tem sido feito. O que pode melhorar agora é o respeito com relação ao espaço do ônibus”, defende o professor.

Segundo dados da Secretaria de Mobilidade, as faixas exclusivas reduziram em até 40 minutos o tempo gasto pelos usuários do transporte público no DF.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?