Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

TJDFT: profissionais da Saúde farão teste de Covid-19 mesmo sem sintomas

Justiça determina cumprimento de lei da CLDF, que determina testes de 15 em 15 dias em trabalhadores da rede pública e privada

24/06/2020 17:02, atualizado 24/06/2020 20:35
Rafaela Felicciano/Metrópoles
teste rápido

Com ou sem sintomas do novo coronavírus, profissionais de saúde da rede pública e privada devem passar por teste de 15 em 15 dias. Essa foi a decisão liminar da 8ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do DF (TJDF).

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no DF (Sindate-DF) apresentou ação civil cobrando a aplicação da Lei Nº 6.554, de 23 de abril de 2020, de autoria do deputado distrital Fernando Fernandes (Pros).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

“Aqueles profissionais assintomáticos, que as instituições não estavam querendo executar o teste, terão de fazer agora”, pontuou o diretor do Sindate, Newton Batista.

Com base política entre os servidores da Saúde, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) comemorou a decisão na sessão remota da Câmara Legislativa do DF (CLDF), na tarde desta quarta-feira (24/06).

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

“Afinal de contas, esses trabalhadores, mesmo não tendo os sinais e sintomas, podem estar com o vírus e podem estar contaminando os seus parentes”, assinalou.

Para Fernandes, lamentavelmente, foi necessário que o sindicato tivesse que recorrer à Justiça para o cumprimento da lei. Segundo ele, a testagem é necessária para os servidores não se transformarem em “vetores” da doença.

Sentença judicial
Justiça determina testagem regular de profissionais da Saúde para o novo coronavírus