metropoles.com

“Tenho plena confiança na PM”, afirma interventor do DF, Ricardo Cappelli

Segundo Ricardo Cappelli, a PMDF merece a plena confiança da população e é preciso separar o joio do trigo após os atos antidemocráticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Especial Metrópoles
Ricardo Cappelli, interventor federal na segurança do Distrito Federal, dá coletiva de imprensa junto à autoridades e chefes de segurança do DF sobre manifestação bolsonarista programada para hoje. Ele aparece sentado, de lado, segurando microfone na mesa - Metrópoles
1 de 1 Ricardo Cappelli, interventor federal na segurança do Distrito Federal, dá coletiva de imprensa junto à autoridades e chefes de segurança do DF sobre manifestação bolsonarista programada para hoje. Ele aparece sentado, de lado, segurando microfone na mesa - Metrópoles - Foto: Wey Alves/Especial Metrópoles

“A Polícia Militar do Distrito Federal está machucada”, afirmou o interventor da Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, nesta sexta-feira (13/1), durante homenagem às forças de segurança pela retomada da normalidade, após os atos terroristas contra os Três Poderes no domingo (8/1).

A conduta da PMDF tem sido alvo de críticas desde os ataques antidemocráticos. No entanto, segundo o interventor, a instituição também demonstrou exemplos positivos, como a abertura de processos de investigação das condutas duvidosa de parte dos policiais durante os atos terroristas.

“Tenho plena confiança na PM”, disse o interventor.

“Eu vi os corregedores da PMDF tomarem a iniciativa de abrir inquéritos policiais militares para apurar as condutas inadequadas”, disse o interventor. “Mas eu vi também muitos policiais que estavam no campo defendendo a democracia. Machucados cortados, defendendo a democracia e trabalhando bravamente”, completou.

O interventor pretende visitar os policiais feridos. Cappelli também classificou a postura do novo comandante-geral da PMDF, o coronel Klepter Rosa, como “exemplar” e honrou as tradições da Polícia Militar, da disciplina, da hierarquia e do compromisso com a Constituição.

Para o interventor, a conduta do comando da PMDF garantiu a segurança no transporte dos detentos do Quartel-general do Exército para a Academia da Polícia Federal. “Foram dias incansáveis de trabalho diuturno, comandado pelo coronel Klepter”, contou.

Reequilíbrio

Segundo Cappelli, o momento político do Brasil exige equilíbrio. “Eu tenho pleno confiança na Polícia Militar, nos homens e mulheres valorosos da PMDF. São os mesmos homens que garantiram a segurança exemplar no 1º de janeiro, no dia da posse do presidente Lula. A corporação não mudou do dia 1º ao dia 8”, argumentou.

De acordo com o interventor, os membros da Polícia Militar ficaram noites sem dormir para defender a Constituição e a legalidade democrática, após os ataques de 8 de janeiro.

“Não é fácil o momento para a nossa PMDF. Porque, obviamente, ela está machucada com o que aconteceu. Mas tenho certeza que separando o joio do trigo e fortalecendo a corporação, valorizando a corporação, a gente vai retomar a confiança de todos. E é isso que tenho visto, para esse corporação que fundamental para a democracia brasileira”, assinalou.

Durante o evento, o interventor elogiou as posturas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Flávio Dino

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também participou da homenagem. “O presidente Lula deseja um país em paz. Paz não significa se curvar a uma lógica do vale tudo. Não significa aceitar a lei do mais forte”, afirmou Dino.

O ministro também fez uma avaliação sobre a intervenção de Lula na segurança do Governo do Distrito Federal (GDF). “A intervenção federal não foi um ato contra as corporações do DF, mas em apoio a elas a ao sistema de Justiça do DF. O que desejamos é que essa intervenção, como dito no decreto presidencial, seja temporária e mais breve possível. A União exige uma segunda palavra: justiça”, destacou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?