metropoles.com

Tempestade de meteoros frustra expectativas e vira piada nas redes

No Distrito Federal, astrônomos e entusiastas não conseguiram ver quase nada na madrugada desta terça-feira. Observação era imprevisível

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/NASA
Chuva de meteoros Tau-Herculídeas
1 de 1 Chuva de meteoros Tau-Herculídeas - Foto: Reprodução/NASA

A chuva de meteroros da Tau-Herculídeas, que ocorreu na madrugada desta terça-feira (31/5), frustrou a expectativa de astrônomos, pesquisadores e entusiastas no Distrito Federal que não conseguiram ver quase nada no céu da capital do país.

Nas redes sociais, o assunto causou reações entre os internautas e virou piada no Twitter.

Segundo o diretor técnico do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB), Maciel Sparrenberger, as pessoas que se reuniram em um sítio, em Brazlândia,  também não visualizaram o fenômeno.

“Eu mesmo só vi um. Por isso que a gente não costuma fazer observação de chuva de meteoros, são imprevisíveis”, comentou ele.

Veja  algumas reações no twitter de internautas de diversas regiões do país:

Segundo especialistas, o pico máximo da chuva no Brasil foi de um meteoro a cada 20 segundos. Em seguida, houve um rápido momento com três meteoros a cada segundo.

Fenômeno

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), geralmente, as tempestades de meteoros são provocadas por densas nuvens de partículas ejetadas durante a fragmentação de um cometa ou asteroide.

Era previsto um primeiro surto e menos intenso por volta da 0h11 (horário de Brasília), quando a Terra atravessou as trilhas de detritos deixadas pelo Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann em 1892 e em 1941. Neste instante, eram esperados até 50 meteoros por hora.

O segundo e mais intenso surto deveria ocorrer no momento em que a Terra atingisse a densa trilha lançada pela ruptura de 1995.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações