Tem para adulto e criança. Veja onde encontrar vacina da Covid no DF

Nesta terça (18/1), ainda há vacinas disponíveis nos postos para o público infantil. Campanha para quem tem 12 anos ou mais também continua

atualizado 18/01/2022 7:07

Menina de máscara e mão com punho fechado para cima e homem de óculos escuro e máscara segurando garrafa de água para cimaIgo Estrela/Metrópoles

O Distrito Federal deu início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nesse domingo (16/1). Nesta terça-feira (18/1), ainda há vacinas disponíveis nos postos para o público infantil.

Além da vacinação pediátrica, a campanha de imunização contra a Covid-19 continua no DF para quem tem 12 anos ou mais. Confira quais são os postos para cada público nesta terça:

Vacinação de crianças

Os postos da vacinação infantil contam, cada um, com um responsável técnico e três aplicadores, dos quais um é para crianças com deficiência permanente, um para crianças com comorbidades e o terceiro para as crianças de 11 anos sem comorbidades. Nesses locais, quatro pessoas controlam o fluxo do público e três profissionais ficam encarregados pela triagem, com verificação dos documentos, avaliação e adequação aos critérios, além de informar os responsáveis sobre a vacinação.

A vacina é da Pfizer-BioNTech, cujo frasco é na cor laranja, voltada para o público infantil. A dose de 0,2ml é aplicada em seringas de 1ml, também específicas para a vacinação infantil, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).

Crianças que tenham tomado outras vacinas recentemente devem esperar o intervalo de 15 dias para receber o imunizante contra a Covid-19. A segunda dose deverá ser aplicada oito semanas após a primeira. Se uma criança de 11 anos completar 12 anos durante esse intervalo, irá completar seu ciclo vacinal com o imunizante para o público infantil, e não com o uso da versão destinada para quem tem acima de 12 anos.

Veja imagens do início da imunização de crianças no DF:

0

Segurança

Em outros países, 8,7 milhões de doses da vacina da Pfizer-BioNTech foram administradas em crianças de 5 a 11 anos, no período de 3 de novembro a 9 de dezembro de 2021, sem a observação de eventos adversos graves. Ainda assim, as equipes da Secretaria de Saúde estão treinadas para identificar eventuais reações.

Em cada região de saúde do DF, há um médico disponível para o atendimento em caso de Evento Adverso Pós-Vacinação Grave (EAPV). As unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estão informadas sobre os pontos de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF espera receber um total de 56.234 doses pediátricas em janeiro. No próximo mês, devem chegar à capital mais 94.536 doses. E, em março, são esperadas mais 109.434 doses.

Veja o cronograma de janeiro:

  • 1ª Entrega: 14/01/2022: 16.300 doses
  • 2ª Entrega: 20/01/2022: 23.634 doses
  • 3ª Entrega: 27/01/2022: 16.300 doses

Mais lidas
Últimas notícias