Teatro Nacional receberá apresentação de alunos da rede pública do DF
Estudantes do Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois, em Planaltina, farão uma apresentação teatral em julho

O palco da Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, na região central da capital, receberá, em julho, uma apresentação de um grupo de alunos da rede pública em Planaltina (DF).
Estudantes do Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois, no setor sul de Planaltina, foram convidados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) para apresentar o projeto Anjos Cênicos, iniciativa desenvolvida há mais de duas décadas dentro da escola pública.
A apresentação marca o fim das atividades de cada semestre. O projeto foi criado em 2003 pelo professor de Artes Cênicas Donizette Pitalurgh Ferreira, conhecido como Donne Pitalurgh, e se manteve como tradição na escola desde então.
Ao longo de 23 anos no CED Stella, o educador transformou o desejo de manter um grupo permanente de teatro na escola em uma atividade que mobiliza turmas inteiras a cada semestre.
A construção das apresentações começa muitos meses antes dos ensaios finais. Segundo Donne, no início de cada semestre, há uma articulação entre estudantes e professores de diferentes disciplinas para reunir referências, sejam poemas, músicas, textos e outros elementos que possam compor as colagens cênicas.
Dessa vez, em diálogo da unidade escolar junto à SECEC, surgiu a oportunidade de levar a apresentação ao palco do Teatro Nacional.
Sobre a apresentação
As apresentações são construídas a partir da linguagem da colagem cênica, formato que mistura diferentes expressões artísticas: elementos inspirados no coro grego, teatro de sombras, adaptações de poemas e letras de músicas, projeções de imagens, dança, canto, hip hop e coreografias com tecidos.
Nesta edição, o projeto reúne quatro turmas de ensino médio da escola, em uma tetralogia intitulada Pra Não Dizer Que Não Falamos de Flores. As montagens foram apresentadas nessa semana, do dia 15/6 ao dia 18/6, na unidade escolar, e para a apresentação no Teatro, serão adaptadas para se unirem. Cada montagem aborda um tema diferente.
“Os alunos entram em contato com diversas linguagens e, a partir das características de cada turma e dos conteúdos trabalhados em sala, a gente constrói os exercícios cênicos”, explica Donne Pitalurgh, o professor responsável pela atividade.
Em vez de selecionar apenas alguns alunos para subir ao palco, a proposta envolve todos os integrantes das turmas, que podem atuar nas cenas, integrar os coros, participar das coreografias, trabalhar com teatro de sombras ou colaborar em aspectos técnicos das apresentações.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todas

