TCDF veta, mas DER recorre para continuar obra em viaduto, que já dura 4 anos
Iniciada em 2022, obra do viaduto do Noroeste tinha previsão de 10 meses; TCDF apontou irregularidades, como falha no cronograma

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) entrou com recurso da decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que apontou diversas irregularidades na obra do viaduto do Noroeste.
Dentre as falhas apontadas, está o atraso na execução da obra, que foi iniciada em outubro de 2022 e deveria ser concluída no prazo de 10 meses, ou seja, em agosto de 2023. Porém, a edificação ainda está inacabada — totalizando quase quatro anos de execução.
Durante o anúncio da construção, o então governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que a obra não iria ficar para o próximo mandato. “É uma reclamação antiga, tinha mais de 10 anos que se prometia o viaduto e as coisas não saíam, por isso a nossa pressa de começar logo e não esperar o próximo mandato. Essa é uma dívida do governo com esse bairro”.
Todavia, conforme apontou o relatório do TCDF, devido ao ritmo da execução, a conclusão só poderá ocorrer em 2027.
Materiais usados eram inferior aos do contrato
Outro erro diz respeito aos valores previstos no orçamento. Segundo o TCDF, o consórcio responsável pela execução, Belavia-Secol, estava utilizando materiais com custo inferior ao que foi contratado previamente. A estimativa do Tribunal é que essa diferença ultrapasse a faixa dos R$ 600 mil.
Inicialmente o valor anunciado para a construção do viaduto era de R$ 29,6 milhões. Contudo, até o momento, esse número já ultrapassa a casa dos R$ 37 milhões.
Em relação à qualidade do asfalto, a análise apontou, ainda, ausência ou baixa frequência de testes para garantir a qualidade do serviço que está sendo executado.
DER solicitou nova análise
O Tribunal de Contas deu um prazo de 30 dias, a contar de 7 de maio, para que o DER corrigisse as falhas apontadas no relatório. O DER, por sua vez, solicitou que fosse feito um reexame.
Em nota, o TCDF afirmou que já foi feita uma nova análise e designado um relator para a fase de recurso.
“Atualmente, o processo se encontra no gabinete para análise e, posteriormente, será submetido à deliberação do plenário”.
A reportagem também procurou o DER, que informou que “está acatando todas as recomendações do Tribunal”.
O Metrópoles procurou, ainda, o consórcio responsável pela construção que não respondeu aos questionamentos até a última atualização desta reportagem.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todas

