O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a Secretaria de Saúde a contratar a Associação Saúde em Movimento (ASM) para a operação dos hospitais de campanha na capital. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (28/10).
Os leitos são destinados ao tratamento da Covid-19, com suporte ventilatório. A SES pagará R$ 3.489,95 pelo leito de unidade de terapia intensiva (UTI), enquanto pelo leito de unidade de cuidados intermediários (UCI) a Saúde paga R$ 3.692,60.
“A acertada decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal leva em consideração a preservação da vida e a contratação de serviço de qualidade, cujos valores se mostraram mais benéficos que os atuais praticados pela SES”, informou a ASM, em nota.
Segundo a TCDF, a decisão tem o objetivo de fornecer leitos de UTI e enfermaria aos pacientes infectados pela Covid-19 nos hospitais de campanha. Pois, atualmente de acordo com órgão de fiscalização, os pacientes contam apenas com suporte ventilatório.

TCDF levou em conta o menor preço que será pago pela SESRafaela Felicciano/ Metrópoles

Rafaela Felicciano/ Metrópoles
O processo de contratação da associação enfrentou uma série de questionamentos por parte do Tribunal de Contas. A Corte exigiu uma série de adequações para autorizar a contratação. A AMS havia sido responsável pela gestão de hospitais de campanha anteriormente.