metropoles.com

TCDF dá 15 dias para a Saúde explicar falhas no Hospital Cidade do Sol

Unidade atende a população do Sol Nascente. Corte quer explicações sobre equipamentos e mão de obra do hospital

atualizado

Compartilhar notícia

Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
Fachada do Hospital Cidade do Sol, antigo hospital de campanha de ceilândia. Placa indicando a entrada da unidade de saúde
1 de 1 Fachada do Hospital Cidade do Sol, antigo hospital de campanha de ceilândia. Placa indicando a entrada da unidade de saúde - Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) deu 15 dias para a Secretaria de Estado de Saúde (SES/DF) dê explicações sobre de supostas irregularidades no Hospital Cidade do Sol, situado na Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol. As cobranças são acerca de problemas citados em um relatório elaborado pelo Sindicato dos Médicos do DF (SindMedico) em fevereiro deste ano.

O hospital – inicialmente construído como Hospital de Campanha de Ceilândia para atender a pacientes acometidos pela Covid-19 – foi reaberto com novo nome e começou a receber pacientes em 26 de janeiro. Na sessão plenária de 6 de abril, o TCDF acolheu uma representação do Ministério Público que pedia a investigação dos problemas relatados.

De acordo com o relatório de vistoria feito pelo SindMédico, o hospital não possui corpo clínico próprio nem equipamentos para a realização de exames médicos – como exames de sangue e imagens. Além da falta de médicos para o atendimento a pacientes, haveria enfermeiros em desvio de função. O hospital também não teria áreas adequadas para acolhimento de pacientes nem para realização de consultas. A conclusão do relatório é que “a edificação é um galpão que funciona como enfermaria avançada do HRC”.

O prazo é contado a partir da notificação oficial. Procurada, a secretaria informou que todos os esclarecimentos serão prestados ao órgão de controle dentro do prazo estabelecido.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?