O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a continuidade do edital de licitação que vai contratar empresa para reformar o Teatro Nacional Cláudio Santoro. Os conselheiros do órgão fiscalizador tomaram a decisão nesta quarta-feira (18/5).
Os conselheiros precisaram decidir sobre a continuidade do edital depois de a empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S.A entrar com medida cautelar pedindo a suspensão da licitação por supostas irregularidades. O conselheiro-relator Inácio Magalhães Filho entendeu que a contratação poderia continuar, desde que algumas mudanças fossem feitas do chamamento público.
Reforma do Teatro Nacional começa no 1º semestre de 2022, diz Ibaneis
“Autorize a continuidade da Concorrência n.º 2/2022-DECOMP/DA […] devendo a jurisdicionada encaminhar ao TCDF documentação comprobatória das medidas adotadas”, anotou Magalhães Filho. O edital prevê a contratação de empresa especializada para executar a reforma da Sala Martins Penna, a primeira etapa das obras no espaço.
Na manhã desta quarta, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que apenas esperava o aval do Tribunal de Contas para dar continuidade à reforma do teatro. Em janeiro deste ano, o governador anunciou, por meio de suas redes sociais, uma licitação para a escolha da empresa que tocará a reforma no teatro. O valor do contrato é estimado em R$ 51,9 milhões.
O Teatro Nacional está fechado há oito anos, desde janeiro de 2014, por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, por não atender a normas de acessibilidade e segurança vigentes.

Teatro NacionalRafaela Felicciano/Metrópoles

Teatro está fechado há 8 anosFelipe Menezes/Metrópoles

Teatro NacionalRafaela Felicciano/Metrópoles

Local está interditado desde janeiro de 2014Julia Bandeira / Especial para o Metrópoles

Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a reforma vai começar no 1º semestre de 2022Daniel Ferreira/Metrópoles

O Metrópoles visitou o Teatro Nacional em janeiro de 2017 e encontrou cadeiras rasgadas, carpetes soltos, palco quebrado, goteiras, vidros arrebentados e muito entulho. A reforma ainda não começouDaniel Ferreira/Metrópoles
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.