metropoles.com

STF autoriza extradição de italiano considerado o “rei da cocaína”

Condenado no Brasil, Rocco Morabito está entre os 10 mafiosos mais perigosos da Itália

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Rocco Morabiti um dos líderes da Ndraghetta, a máfia calabresa, chega a Brasília após ser detido em João Pessoa 1
1 de 1 Rocco Morabiti um dos líderes da Ndraghetta, a máfia calabresa, chega a Brasília após ser detido em João Pessoa 1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu, por unanimidade, o pedido do Governo da Itália e autorizou a extradição do mafioso Rocco Morabito, considerado o “rei da cocaína”. O integrante da máfia italiana foi preso na Paraíba, no ano passado e, atualmente, cumpre pena na Penitenciária Federal de Brasília.

No julgamento, a primeira turma do STF seguiu o relatório da ministra Cármen Lúcia, que entendeu estar presentes requisitos que autorizam a solicitação, como a dupla tipicidade dos crimes, já que as acusações contra o mafioso também são consideradas crimes no Brasil.

Agora, a decisão final pela extradição cabe ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Para que o processo seja concluído, a Itália deverá assumir o compromisso de considerar o tempo de prisão no Brasil e observar o prazo máximo de 30 anos para a pena privativa de liberdade.

Veja fotos da chegada de Rocco Morabito à Penitenciária Federal de Brasília:
0

Rocco Morabito está entre os 10 mafiosos mais perigosos da Itália. Ele estava foragido desde 2019 e acabou sendo preso pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), enquanto estava em um hotel de João Pessoa.

De acordo com informações da Polícia Federal à época da prisão, Rocco é integrante da ‘Ndrangheta, uma associação mafiosa da Itália considerada uma das mais perigosas do planeta. O grupo está envolvido em crimes de tráfico de drogas, de armas, de pessoas e lavagem de dinheiro.

Morabito era procurado pela polícia italiana desde a década de 1990. Em 2017, ele chegou a ser preso no Uruguai, após investigações conjuntas entre polícias de vários países, mas fugiu da cadeia dois anos depois. Desde então, a polícia apura a passagem dele por pelo menos três estados brasileiros.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?