Solidariedade pede expulsão de Hélio José após denúncia de assédio
Duas candidatas do partido alegam que foram assediadas sexualmente pelo ex-senador durante gravação de campanha
atualizado
Compartilhar notícia

O Solidariedade Nacional (SD) solicitou à comissão de ética da sigla a destituição de Hélio José do cargo de presidente distrital e do partido, após reunião do diretório da sigla, realizada nessa quinta-feira (25/8). O ex-senador é investigado por denúncias de assédio sexual contra duas candidatas filiadas ao partido.
Por meio de nota, o Solidariedade informou que o pedido de expulsão deve-se em virtude das acusações feitas pelas candidatas Viviane Alves Rodrigues Freitas e Marly Bezerra de Medeiros contra o dirigente no Distrito Federal.
“O partido não compactua com qualquer tipo de violência, neste caso, ocorrida covardemente, durante a gravação de um programa eleitoral, cometida contra duas candidatas. Defendemos e lutamos para que mais mulheres tenham mais representatividade na política e não podemos tolerar atitudes machistas e misóginas como as relatadas no boletim de ocorrência”, informou a sigla em nota.
Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Ainda, segundo a sigla, há alguns meses, por questões políticas, Hélio já havia sido destituído do cargo, mas retornou à direção do partido na capital federal por conta de uma liminar na Justiça.
Acusações de assédio sexual
Uma gravação de campanha eleitoral da federação PSDB/Cidadania com apoio do Solidariedade, na terça-feira (23/8), terminou na delegacia. Duas candidatas do Solidariedade-DF registraram boletim de ocorrência contra o presidente da sigla, ex-senador e candidato ao Senado pela chapa de Izalci Lucas (PSDB), Hélio José.
Segundo as denunciantes, Hélio teria tentado beijá-las à força e, em mais de uma ocasião, passou a mão nelas. O assédio sexual ocorreu durante a gravação de campanhas partidárias, no Setor Hoteleiro Sul.
Em certo momento, Hélio José teria chamado uma delas para dar “orientação” sobre o material que estava sendo produzido. Neste momento, as investidas teriam começado.

Candidatas denunciaram presidente do partido Solidariedade Matheus Veloso/Metrópoles

O caso foi registrado na Delegacia da Mulher I Matheus Veloso/Metrópoles

Viviane é candidata a deputada federal Matheus Veloso/Metrópoles

Ela relata que essa foi a primeira vez que passou por uma situação de assédio Matheus Veloso/Metrópoles

Segundo ela, Hélio teria passado a mão pelo corpo dela Matheus Veloso/Metrópoles

A mulher detalhou que, até então, não conhecia o presidente do partido Matheus Veloso/Metrópoles

Caso seja eleita, ela pretende propor a oferta de sexóloga e psicólogos para casais na rede pública Matheus Veloso/Metrópoles

Marly também denuncia o presidente por assédio sexual Matheus Veloso/Metrópoles

Hélio teria tentado beija-la à força Matheus Veloso/Metrópoles

A candidata concorre ao cargo de deputada distrital Matheus Veloso/Metrópoles

As mulheres alegam terem sido vítimas de assédio sexual no mesmo evento da sigla Matheus Veloso/Metrópoles