Sob risco de desabamento, pontes do Parque Olhos D’água serão revitalizadas

Serão feitas outras obras de melhorias como parque infantil, ponto de encontro comunitário, pergolado, lixeira, bancos e pista de caminhada

atualizado 12/01/2021 23:24

Felipe Menezes/Metrópoles

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) vai revitalizar as pontes internas da unidade de conservação Parque Ecológico Olhos D’água. As estruturas internas sofreram processo de erosão devido às características pluviais do local, o que colocaria em risco as estruturas do parque, segundo relatório pericial do Ministério Público.

Segundo o Ibram, a recuperação e estabilização das pontes internas e drenagem da Via L1 no Parque Olhos D’Água foi aprovada por meio da destinação de recursos de Compensação Ambiental da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).

As autoridades sabem do risco de desabamento desde, pelo menos, 2019. O problema foi apontado por perícia feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) encaminhado à Primeira Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (1ª Prodema).

Na ocasião, a 1ª Prodema notificou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), responsável por executar as obras do Governo do Distrito Federal (GDF), e o Ibram, responsável pelo parque.

O relatório pericial do MPDFT chama atenção ainda ao risco em que se colocava os frequentadores do local, em especial nas pontes da unidade de conservação, que eram as estruturas mais desgastadas. Em relatório, a Novacap sugeriu a recomposição das estruturas para resolver o problema.

“A sugestão de intervenção é a execução de gabiões nas margens, direita e esquerda, do córrego junto às cabeceiras das pontes. Esse sistema protege as margens junto às pontes, não altera o fluxo ou direção natural do córrego e não causa impacto ambiental na sua instalação”, afirmou a autarquia.

O Ibram informa que a recuperação e estabilização das pontes internas e drenagem da Via L1 no Parque Ecológico Olhos D’Água foi aprovada por meio da destinação de recursos de Compensação Ambiental da Terracap.

Além da recuperação das pontes, serão feitas obras de melhorias, como parque infantil, ponto de encontro comunitário, pergolado, lixeira, bancos e pista de caminhada. Ainda segundo o Ibram, o Termo de compromisso está em vias de ser assinado e em seguida as obras serão iniciadas.

Últimas notícias