metropoles.com

Sete condomínios do Boa Vista, em Sobradinho, têm projetos aprovados

Cerca de 3,5 mil famílias serão beneficiadas com a aprovação dos projetos de urbanismo e regularização de sete condomínios do Setor Habitacional Boa Vista, em Sobradinho. O parecer favorável foi confirmado nessa sexta-feira (3/6) pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan). As edificações contempladas ficam nos residenciais Bianca, Império dos Nobres, Morada dos Nobres, […]

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
condomínio, boa vista, morada dos nobres
1 de 1 condomínio, boa vista, morada dos nobres - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Cerca de 3,5 mil famílias serão beneficiadas com a aprovação dos projetos de urbanismo e regularização de sete condomínios do Setor Habitacional Boa Vista, em Sobradinho. O parecer favorável foi confirmado nessa sexta-feira (3/6) pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan). As edificações contempladas ficam nos residenciais Bianca, Império dos Nobres, Morada dos Nobres, Nosso Lar, Pôr do Sol, Recanto Real e Vivendas Serranas.

A etapa é uma prévia do decreto que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) assinará e do encaminhamento dos processos a cartório. Também serão estabelecidas compensações ambientais e florestais à empresa responsável pela gestão dos imóveis parcelados.

De acordo com a coordenadora de Urbanismo da Central de Aprovação de Projetos, da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, Tereza Lodder, a regularização dos 1.011 lotes que compõem os conjuntos representa um passo importante no processo urbanístico e escriturário da região, que busca a formalização desde 2000. “É essencial para que sejam feitas as obras de infraestrutura necessárias nas áreas”, explica.

O Setor Habitacional Boa Vista tem 596,3876 hectares de área total. A Urbanizadora Paranoazinho detém 313,0918 hectares do imóvel onde estão os sete parcelamentos. Estes correspondem a 88,8198 hectares — 28,37% da área total. O restante é formado por lotes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), por área pública destinada a equipamentos de segurança e educação e por outros condomínios que ainda passam por análise fundiária.

2015
No ano passado, pelo menos 50 mil pessoas foram beneficiadas com a aprovação de 14 projetos urbanísticos de parcelamento do solo pelo Conplan. Entre as aprovações do colegiado estão o parcelamento de solo do Residencial Jardim dos Eucaliptos, em área particular do Jardim Botânico; o núcleo urbano do Paranoá e da área de regularização de interesse social Marisol, em Planaltina; o Condomínio Solar de Brasília (Quadras I, II e III, no Jardim Botânico; e IV, no Paranoá); o Condomínio Ville de Montagne, no Paranoá; e os Trechos 1 e 3 de Vicente Pires.

Também foram aprovados os projetos de parcelamento do solo de seis condomínios do Setor Habitacional Grande Colorado, em área particular de Sobradinho II: Colorado Ville, Jardim Europa, Jardim Europa II, Solar de Athenas, Vivendas Colorado e Vivendas Colorado II.

Formado por 30 conselheiros — 15 representantes do governo e 15 da sociedade civil —, o Conplan tem função consultiva e deliberativa. Auxilia o Estado na formulação, na análise, no acompanhamento e na atualização das diretrizes e dos instrumentos de execução da política territorial e urbana.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?