Sesi divulga vencedores de festival de robótica neste sábado (26/6)

Torneio reuniu mais de 800 estudantes de todo o país e tem como objetivo incentivar e despertar o interesse de jovens pelo crescente mercado

atualizado 25/06/2021 21:03

Tony Winston/Agência Brasília

Os vencedores do maior torneio de robótica do país serão conhecidos neste sábado (26/6). O Festival Sesi de Robótica, que neste ano será realizado de forma remota, reuniu mais de 800 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas Sesi, públicas e privadas de todo o país. O Distrito Federal participou da disputa com 154 competidores. A transmissão será realizada a partir das 10h, no canal Sou Robótica.

Durante o evento, serão premiadas as categorias FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. Devido à pandemia, estudantes, técnicos, juízes e ex-competidores participarão por meio de vídeo.

Nesta edição, como forma de chamar a atenção para a robótica, o Sesi convidou os influenciadores Rato Borrachudo, Ana Xisdê e Iberê Thenório para a festa de premiação.

Ana Paula Cardoso, a Ana Xisdê, rompeu barreiras e tornou-se a primeira comentarista brasileira convidada a participar do evento oficial internacional de Overwatch, jogo lançado pela Blizzard. Jogadora assídua de League of Legends, Xisdê ganhou visibilidade ao garantir espaço e respeito no universo dominado por homens.

Influenciadores

Os influenciadores têm o intuito de despertar a atenção dos jovens para o tema robótica. De acordo com o especialista em marketing de influência, Danilo Strano, nomes como o de Rato Borrachudo e Ana Xisdê, muito populares entre crianças e adolescentes, auxiliarão na divulgação da robótica, cujo mercado está em ascensão.

“O influenciador é o caminho mais curto para chegar até os jovens, para conversar com esse público e para estimular a sua participação no universo da robótica. O Sesi já consegue dialogar muito bem com os jovens e os influenciadores vêm para pulverizar ainda mais essa comunicação, ultrapassando barreiras e alcançado além do público que já se interessa pela tema, mostrando que a robótica está cada vez mais presente no dia a dia e que todos podem ajudar no desenvolvimento desse mercado, cada vez maior e mais atrativo”, afirmou Strano.

Os estudantes serão premiados por categoria, conforme as modalidades inscritas, que vão das mais técnicas, como design, engenharia, desempenho e identidade visual dos robôs e carrinhos, até as que reconhecem atributos das equipes e dos competidores, como motivação, core values e projeto social.

No DF, os 154 estudantes inscritos participaram da etapa regional, realizada remotamente, nos dias 14 e 15 de maio.

Mais lidas
Últimas notícias