Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Sesc lança projeto para atender comunidades carentes do Distrito Federal

Serão disponibilizados aos moradores de Sol Nascente, Itapoã e Riacho Fundo exames preventivos, consultas médicas e testagem da Covid-19

01/10/2020 15:59, atualizado 01/10/2020 16:00
Hugo Barreto/Metrópoles
Crianças caminham em rua de terra - Metrópoles

O Sesc-DF dará início à ação social Vila Sesc+Saúde neste fim semana, 3 e 4 de outubro, na região administrativa Sol Nascente. A iniciativa ocorrerá das 9h às 15h e disponibilizará aos moradores exames preventivos, consultas médicas e testagem da Covid-19.

O projeto também será realizado no Itapoã, nos dias 17 e 18 deste mês, e no Riacho Fundo, em 24 e 25 de outubro.

Segundo a diretora de Programas Sociais do Sesc-DF, Nina Fontes, a existência comprovada de acentuada desigualdade social no DF desfavorece a população em vulnerabilidade social neste momento de pandemia.

“Pensando nisso e levando em conta a missão social do Sesc, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19, o Vila Sesc Mais Saúde vai até essa população menos favorecida, oferecer serviços de forma gratuita, de modo que crianças, jovens e adultos, sejam contemplados com assistência qualificada e humanizada”, ressalta Nina.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters
Sesc lança projeto para atender comunidades carentes do Distrito Federal - destaque galeria
3 imagens
Mais de 300 famílias serão beneficiadas
Famílias carentes serão beneficiadas
Ação recebe apoio de entidades e órgãos públicos contra os impactos e efeito da crise social provocada pelo coronavírus nas periferias
1 de 3

Ação recebe apoio de entidades e órgãos públicos contra os impactos e efeito da crise social provocada pelo coronavírus nas periferias

Hugo Barreto/Metrópoles
Mais de 300 famílias serão beneficiadas
2 de 3

Mais de 300 famílias serão beneficiadas

Hugo Barreto/Metrópoles
Famílias carentes serão beneficiadas
3 de 3

Famílias carentes serão beneficiadas

Hugo Barreto/Metrópoles

De acordo com o planejamento do Sesc-DF, a expectativa é de que, a cada dia de ação, os locais de atendimento recebam, em média, 2,5 mil pessoas. Com isso, cerca de 15 mil poderão usufruir dos testes da Covid-19. No total, serão 420 consultas e 900 mulheres atendidas com o exame preventivo.

A estrutura da ação contará com 20 pontos de coleta para testagem da Covid-19, quatro consultórios para exames preventivos de ginecologia e seis consultórios médicos. Além disso, os moradores receberão lanche e kits, com máscara protetora e preservativo.

Para a realização do projeto, o Sesc-DF vai contar com apoio logístico das Forças Armadas, além de auxílio técnico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e da administração regional dessas localidades. A ação envolverá a atuação multidisciplinar de profissionais das coordenações de Assistência, Serviços de Alimentação e Nutrição, Serviços Odontológicos e Serviços Médicos e Educação em Saúde do Sesc-DF e das áreas de Logística e Administrativa da instituição. O evento contará, ainda, com o Laboratório parceiro, responsável pela emissão de laudos de testes da Covid-19.

Prevenção

De acordo com a coordenadora da área de Saúde do Sesc-DF, Carolina Trindade, cerca de 100 profissionais da equipe operacional de saúde do Sesc-DF vão trabalhar na ação social. Mulheres de 25 a 64 anos da comunidade poderão fazer o exame ginecológico conhecido como preventivo.

”No mês de outubro, também estaremos promovendo o Outubro Rosa e ofereceremos o exame preventivo ginecológico; por isso, a importância da prevenção, uma vez que os postos de saúde estão focados no atendimento de pessoas afetadas pelo coronavírus”, explica a coordenadora Carolina Trindade.

Os resultados dos exames ginecológicos de prevenção serão disponibilizados em até uma semana, e os dos testes para o novo coronavírus, em até 24h.

Neste fim de semana, a Vila Sesc+Saúde funcionará no espaço público da Região Administrativa do Sol Nascente, no Setor ‘R’ CNR 1, Conjunto A, Trecho 3.

Nos dias 17 e 18, a Vila será montada no Itapoã, atrás do restaurante comunitário. Em 24 e 25 de outubro, ocorrerá na Administração Regional do Riacho Fundo. Os eventos atenderão o público das 9h às 15h.