metropoles.com

Servidores da assistência social do GDF protestam nesta sexta (10/8)

Manifestação faz parte do “Dia do Basta”, movimento nacional contra perdas de direitos trabalhistas e aumento no preço de combustíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Sindsasc/Divulgação
Assembleia popular – Greve dos Servidores da Assistência Social do GDF – 2 de março – Foto Sindsasc (1)
1 de 1 Assembleia popular – Greve dos Servidores da Assistência Social do GDF – 2 de março – Foto Sindsasc (1) - Foto: Sindsasc/Divulgação

Servidores da assistência social do Governo do Distrito Federal (GDF) marcaram um protesto para as 9h desta sexta-feira (10/8), na Praça Zumbi dos Palmares, com expectativa de duração de 24 horas. A manifestação faz parte do movimento nacional “Dia do Basta”, organizado por centrais sindicais. 

Os trabalhadores vão protestar contra a perda de direitos trabalhistas e o aumento no preço dos combustíveis. Outras pautas são a privatização de empresas estatais e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desagradam a categoria. 

Para o presidente do Sindicato dos Servidores da Assistência Social e Cultural do GDF (Sindsasc), Clayton Avelar, o momento é de união popular. “Nós não vamos fugir à luta e compreendemos que não somos só uma categoria, mas uma parcela da classe trabalhista brasileira”, afirma.

Greve mais longa do DF
De acordo com o sindicato, a greve da categoria que ocorreu de março a maio deste ano, durante 83 dias, foi a mais extensa realizada por servidores do GDF.

As principais reivindicações foram o retroativo do aumento salarial e a realização de concurso público para suprir o desfalque de 1.500 trabalhadores da carreira. Na ocasião, as propostas feitas pelo governo não foram aceitas pela categoria porque estavam abaixo do esperado, de acordo com o sindicato.

A decisão pelo encerramento do movimento foi definida em assembleia no dia 24 de maio, depois que uma decisão judicial autorizou o corte de ponto dos trabalhadores que continuassem na paralisação.

Nesta sexta-feira (10/8), dia do protesto, será realizada uma assembleia em que os direitos dos trabalhadores serão debatidos. A princípio, não há sinalização para uma nova greve.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?