metropoles.com

Servidora leva calote e perde R$ 2,3 mil ao comprar celular pela OLX

Durante a negociação, estelionatário trocou os aparelhos sem que a vítima percebesse. O celular estava bloqueado por ter sido alvo de furto

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PMDF
CELULARES RECUPERADOS
1 de 1 CELULARES RECUPERADOS - Foto: Divulgação/PMDF

Uma servidora pública foi enganada por um estelionatário ao tentar comprar um celular pelo site de vendas OLX. A vítima, que estava receosa no momento da negociação, chegou a filmar a chegada do criminoso durante a transação, ocorrida em um shopping na área central de Brasília, na última quinta-feira (23/8). Mesmo com o temor de que algo pudesse dar errado, ela acabou comprando o aparelho e amargou prejuízo de R$ 2,3 mil. O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).

De acordo com a servidora de 33 anos, que trabalha na Esplanada dos Ministérios, o anúncio de um iPhone 8 chamou sua atenção no site. A conversa foi levada para o WhatsApp, onde decidiram marcar um encontro para finalizar a negociação, na praça de alimentação do shopping. O suposto vendedor, identificado apenas como Gustavo, chegou ao local por volta de 11h45, onde a vítima o aguardava.

Em determinado momento, por se sentir nervosa, a servidora resolveu filmar a chegada do suspeito.  “O homem apareceu acompanhado de outro cidadão e, quando os vi chegando, fiquei tensa e decidi filmar o início da negociação para ter certeza de que teria, ao menos, o rosto do vendedor caso ocorresse algo de errado”, disse.

 

Troca de aparelho
Para passar uma falsa sensação de segurança, o estelionatário apresentou o celular acompanhado de uma nota fiscal da operadora com vigência até o dia 24 de janeiro de 2019. “Consegui atestar a veracidade das informações relacionadas ao aparelho. Depois pedi que o Gustavo desbloqueasse o aparelho na minha frente e fizesse logoff de sua conta para que pudesse retirar os dados do telefone”, disse.

Em seguida, a servidora entregou o dinheiro nas mãos do homem, que se disse surpreso pela mulher carregar uma grande quantia em dinheiro. O golpista afirmou que pegaria ônibus e que não pretendia carregar tanto dinheiro.

Ele sugeriu que fossem até uma agência do BRB no próprio shopping para fazer o depósito. “No meio do caminho, ele disse estar com muita pressa e preferia que nos separássemos. Gustavo falou para eu entregar o dinheiro, que ele seguiria com seu amigo até a agência e eu poderia ir embora com o aparelho”, contou.

Naquele momento, o estelionatário pediu para ver o telefone novamente para ter certeza de ter apagado todos os dados. Durante o procedimento, o criminoso trocou os aparelhos e entregou para a servidora outro celular, bloqueado por ter sido furtado. “Ao chegar na empresa, abri a caixa e identifiquei que o aparelho não era o mesmo. Coloquei meu chip para ter certeza e apareceu a mensagem informando que o aparelho havia sido furtado”, contou.

Acionada pela reportagem, a OLX disse lamentar o ocorrido. “Informamos que as medidas cabíveis foram tomadas, dentro do site, que é nosso campo de atuação. Apesar de nos esforçamos para oferecer o melhor serviço de compra e venda do Brasil, há usuários que insistem em utilizá-lo da pior forma. Quando identificamos maus usuários, os removemos imediatamente da nossa plataforma a fim de deixar o site cada vez mais seguro”, disse a empresa, por meio de nota.

Compartilhar notícia