metropoles.com

GDF procura área no Plano ou Taguatinga para Hospital do Servidor

Governo avalia terrenos para nova unidade, que será exclusiva do funcionalismo público local e de dependentes

atualizado

Compartilhar notícia

O governador Ibaneis Rocha (MDB) está à procura de terreno para construir hospital exclusivo aos servidores públicos do Distrito Federal e dependentes.

Segundo o presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do DF (Inas-DF), Ricardo Peres, os estudos para a edificação da unidade começam ainda em 2020.

“O governador pediu para procurarmos o espaço”, antecipou Peres ao Metrópoles. Inicialmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) analisa terrenos no Setor Hospitalar Sul e em Taguatinga.

Contudo, a definição dependerá dos estudos de viabilidade e da disponibilidade dessas áreas. Somente após essa etapa o valor do empreendimento será determinado.

O governo também estudará qual o melhor modelo de gestão: se ficará a cargo da administração pública, se haverá terceirização ou se a unidade será vinculada ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que hoje responde pelo Hospital de Base e pelas UPAs.

“A ideia é oferecer o serviço exclusivo para o servidor e seus dependentes, com o nome Hospital do Servidor”

Ricardo Peres, presidente do Inas-DF

De acordo com Peres, a instituição vai proporcionar o maior número de especialidades de tratamento possível. A lista ainda não está definida, mas, segundo o presidente do Inas-DF, a intenção é contar com oncologia, obstetrícia e pediatria, entre outras áreas.

Também está no radar a contratação de psicólogos e psiquiatras para tratar das doenças do trabalho, como depressão, estresse e síndrome de burnout.

Após a efetivação do plano de saúde dos servidores do GDF, o hospital será a prioridade do Inas-DF. “Os estudos vão sair em 2020. A implantação começará em 2021”, prometeu Peres.

Combate ao absenteísmo

Do ponto de vista de Ricardo Peres, o plano de saúde e o Hospital do Servidor serão fundamentais para reduzir o absenteísmo no GDF. Em 2018, segundo dados oficiais do governo, 70.574 servidores ficaram afastados do trabalho.

Somados, os afastamentos representaram 1.464.621 dias perdidos para o serviço público.

Nesse contexto, o Inas planeja estimular campanhas de prevenção. Muitas serão vinculadas ao plano de saúde, com foco especialmente para grupos de risco e servidores de idade avançada. Outra ideia é oferecer pacotes de tratamento domiciliares, a exemplo do home care.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?