metropoles.com

Após pressão, GDF anuncia novo plano de saúde para aposentados da CEB

Governador Rollemberg disse que os 2.243 aposentados e pensionistas da companhia terão novo plano a partir de 27 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
idoso velho previdência aposentadoria
1 de 1 idoso velho previdência aposentadoria - Foto: Pixabay

Aposentados e pensionistas da Companhia Energética de Brasília (CEB), que temiam ficar sem plano de saúde a partir do próximo mês, tiveram uma boa notícia na manhã desta sexta-feira (24/2). O governo de Brasília anunciou que fará aporte de R$ 20,9 milhões de recursos da própria empresa para garantir o benefício a 2.243 funcionários inativos. Eles terão um novo plano a partir de 27 de março.

A decisão veio após pressão da categoria. De acordo com a Associação dos Aposentados (Asapec), na quarta-feira (22), os servidores fizeram uma assembleia na sede da companhia para cobrar que a empresa cumprisse determinação do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

Em 2015, o TJ considerou inconstitucionais as leis distritais 3.010/02 e 3.199/03. Ambas davam sustentação legal para o plano de saúde dos aposentados e foram questionadas em 2014, no fim da gestão anterior. O tribunal, porém, determinou que a CEB apresentasse, em 18 meses, uma nova proposta de assistência médica aos inativos e dependentes.

Na ocasião, cerca de 450 participantes aprovaram uma carta aberta manifestando a preocupação com o processo de substituição do atual plano, pois as negociações ainda não estavam finalizadas.

Segundo a Asapec, 2.243 pessoas são beneficiárias do plano, sendo 1.083 aposentadas da empresa, 854 cônjuges e 306 pensionistas. Atualmente, 45% do quadro de aposentados e pensionistas da companhia são portadores de doenças crônicas, ainda segundo informações da entidade.

Durante o anúncio na manhã desta sexta de um novo plano para os aposentados e pensionistas, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) afirmou que a CEB fechou 2014 com deficit de R$ 185 milhões e que só conseguiu garantir os direitos dos aposentados e pensionistas após colocar ordem na casa.

 

Tony Winston/Agência Brasíia
Anúncio foi feito pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em reunião na manhã desta sexta (24)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?